Organizadores de feiras e associações de todo o mundo estão se juntando para formar uma coalizão dedicada a trazer de volta as feiras presenciais para o mercado.
Esta coalizão, que é liderada pela associação global da indústria UFI, organizadora do Global Exhibitions Day (GED) – 2 de junho de 2021, importantes associações da indústria como a SISO, bem como as promotoras Clarion Events, Comexposium, Diversified Communications, Emerald , Informa Markets, Reed Exhibitions (RX) e Tarsus.
“Exposições e eventos de negócios são os caminhos mais rápidos para impulsionar a recuperação econômica após a pandemia”, afirma Kai Hattendorf, CEO da UFI.
Muitos dos principais organizadores de exposições, normalmente concorrentes, têm encontrado maneiras significativas de colaborar e combinar recursos para o benefício das comunidades globais que atendem.
Mais notavelmente, muitos dos organizadores e associações da indústria uniram forças no ano passado para criar e apoiar as “Diretrizes All Secure”, um conjunto rigoroso de medidas de saúde e segurança adotadas globalmente e clinicamente aprovadas, projetadas para criar uma abordagem consistente para a saúde do visitante em todas as feiras.
Alinhada a isso, a UFI desenvolveu e lançou uma estrutura global para a reabertura bem-sucedida das feiras de negócios, abordando órgãos e instituições de defesa e apoiada por membros da coalizão e da indústria em geral.
Os organizadores que formam esta coalização já realizaram durante a pandemia feiras comerciais de grande sucesso nos setores de imóveis, iates, moda e beleza, viagens, hospitalidade e joalheria, entre outros:
Palm Beach International Boat Show e Surf Expo na Flórida e JIS em Miami Beach, bem como as edições Cityscape Dubai e Egypt, PROJECT Tokyo e Fashion Week Tokyo , ambos no Japão, SATTE na Índia, e Hotelex , China Beauty Expo, Music China, Hometex e muitos mais na China continental.
“Nossas plataformas ajudam a construir e fazer crescer indústrias globais”, afirma Charlie McCurdy, CEO da Informa Markets.
“Elas desempenham um papel importante na construção de relacionamento, descobrindo inovação e gerando receita para as comunidades que atendem. Nossas comunidades estão prontas para retornar ao chão do pavilhão, e é nossa responsabilidade garantir que elas se sintam confiantes de que nossas plataformas valorizam seu sucesso e segurança na mesma medida”, completa.
Hugh Jones, CEO da Reed Exhibitions, aponta que a COVID-19 destaca o quanto as pessoas valorizam a interação face a face e como os eventos ao vivo são importantes para promover a inovação e impulsionar o crescimento de clientes e comunidades.
“Estamos planejando meticulosamente o nosso retorno após um ano sem precedentes. Tudo isso mantendo a saúde e a segurança em foco central para gerar experiências de eventos produtivas e tranquilizantes”, explica.
Conforme as cidades ao redor do mundo começam a reabrir, as indústrias podem se sentir seguras de que as feiras comerciais estão adotando uma abordagem consistente para a segurança, com diretrizes locais e feedback da comunidade ajudando a orientar essa abordagem.
Nos eventos realizados este ano, os participantes viram estandes de conceito aberto, corredores alargados, unidades de higienização das mãos, embaixadores de segurança, bem como o uso obrigatório de máscara e triagem de temperatura.
“Estamos ansiosos para começar a organizar eventos ao vivo novamente, após um ano de aprendizado experimental. Esses eventos ainda priorizarão a segurança e serão reforçados pelas oportunidades virtuais que aprendemos a criar”, diz Renaud Hamaide, presidente da Comexposium.
A pandemia uniu o setor
Outro exemplo bem-sucedido de coalização é a recém-formada Exhibitions and Conferences Alliance (ECA).
Composta por oito associações da indústria, a ECA é dedicada à recuperação e ao avanço de eventos de negócios face a face, representando os interesses comuns da indústria de feiras e conferências dos Estados Unidos junto aos legisladores.
A Go LIVE Together é outra união que teve início na pandemia. Iniciada pela Freeman para defender a reabertura de eventos de negócios com segurança por meio de uma voz unificada, a Go Live reuniu mais de 2.700 membros que representam associações e empresas de todo o ecossistema de eventos de negócios.
Uma segunda campanha – Exposições Significam Negócios – envolve formuladores de políticas, profissionais de negócios e educadores para aumentar a conscientização sobre o valor que eventos presenciais trazem para as economias local, nacional e global.
“A indústria de exposições tem um impacto tremendo nas economias local, estadual e federal, criando um efeito multiplicador significativo. As pequenas e médias empresas, em particular, dependem fortemente de feiras para impulsionar seus negócios”, comenta Hervé Sedky, Presidente e CEO da Emerald.
Mais importante ainda, a coalizão afirma que o feedback de uma ampla variedade de setores, abrangendo várias regiões, prova consistentemente um ponto: as comunidades estão ansiosas por um retorno às experiências pessoais.
Para saber mais sobre o Dia Global de Exposições, visite www.ufi.org .
Para saber mais sobre as Diretrizes All Secure, visite www.siso.org .