Os universos virtuais são a nova fronteira do ecossistema de negócios. Da moda à indústria do entretenimento digital, passando pela engenharia ou educação, são muitos os setores que começam a explorar as possibilidades dos metaversos.
Uma tendência que o espanhol IFEMA Madrid junta agora com o Helixa, um observatório e plataforma colaborativa de conhecimento e inovação desenhada para inspirar e acompanhar o tecido empresarial na transformação e evolução para a nova atividade e modelos de negócio oferecidos pela nova era da internet.
Este desenvolvimento, lançado pelo hub de inovação IFEMA Madrid Lab, abordará nos próximos seis meses as oportunidades e desafios dos universos digitais de forma a ajudar a democratizar o acesso à inovação e digitalização das organizações, especialmente das PMEs.
O objetivo é promover a evolução das empresas nesta nova revolução econômica, industrial e social, bem como promover a convergência da tecnologia para a criação de valor em realidades mistas e virtuais, conforme expresso pelo IFEMA.
“A Helixa é uma plataforma que visa promover o debate sobre como os metaversos poderão gerar oportunidades de negócios e novos modelos de promoção e relacionamento com seus clientes, dentro das diferentes indústrias e setores econômicos”, explicou Raúl Calleja, Diretor de Digitalização e Diversificação de Negócios da IFEMA Madrid.
“Durante 6 meses haverá um diálogo com especialistas setoriais sobre estes assuntos, criando uma comunidade de colaboração e cocriação”, acrescentou.
Os três eixos de Helixa
Desta forma, a organização torna-se o primeiro operador de feiras e espaços de eventos da Espanha a explorar as ligações entre os modelos de negócio dos diferentes setores e as possibilidades dos metaversos.
A Helixa explorará novos modelos relacionais, identificará oportunidades de negócios e fornecerá alavancas de crescimento, inovação e competitividade. Será articulado em torno de três eixos principais:
O primeiro deles é o Espacio LiveConnect, uma plataforma digital multiverso focada em debate, pesquisa e networking para a comunidade empresarial espanhola e ibero-americana.
Sediará fóruns, conferências, masterclasses, hackathons, apresentações e desafios para todos os setores profissionais e econômicos impactados pela atividade do IFEMA.
Eles abordarão questões como identidade digital, regulamentação, direitos e privacidade, gestão de recursos, comércio ou sustentabilidade.
Como consequência disso, será realizado o Helixa Summit, um evento presencial no início de julho no qual serão compartilhadas as principais conclusões do que foi analisado durante os seis meses de atividade da plataforma.
Essas propostas e oportunidades também serão divulgadas em um documento que reunirá os resultados das pesquisas por áreas temáticas e setoriais.
Além disso, a plataforma promovida pela IFEMA apresentará o Helixa Experience Center durante a Fitur 2022, a Feira Internacional de Turismo que acontecerá entre os dias 19 e 23 de janeiro.
Trata-se de uma instalação artístico-tecnológica, conceituada e projetada pela criadora artística Esther Pizarro, que oferecerá aos visitantes uma plataforma digital 3D hiper-realista personalizada em tempo real com a qual será possível interagir e entrar no metaverso.
O Helixa Experience Center será um espaço multifuncional e experiencial no qual os usuários poderão obter gratuitamente seu avatar personalizado realista e que poderão usar em seus perfis ou metaversos em que participem.
Tudo isso é possível graças à integração de diferentes tecnologias na instalação, como projeções de Video Mapping, captura de movimento com Optitrack , matrizes de iluminação interativas com LEDs flexíveis, sistemas de imersão olfativa ou software de controle de posição.
“O Helixa Experience Center é pioneiro em uma feira com essas características. Percorremos um longo caminho na hibridização e este projeto reflete a capacidade de incorporar recursos tecnológicos”, disse José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo do IFEMA Madrid.
A vontade da IFEMA Madrid com esta inovação é antecipar e promover a inovação.
“A realidade mista, digitalização, realidade virtual e aumentada, ou inteligência artificial pode gerar novos serviços para empresas participantes de feiras de diversos setores e, assim, ajudar a continuar otimizando e melhorando nosso atendimento ao cliente e públicos setoriais”, finaliza Raúl Calleja.