Anúncio
Início MPI Brazil IMEX Frankfurt 2024: Tendências para o mercado de eventos

IMEX Frankfurt 2024: Tendências para o mercado de eventos

Anúncio

POR LUCIANA DANTAS

A IMEX (International Meetings Ehxibition) é uma das maiores feiras para gestores de eventos e viagens do mundo e possui duas edições anuais, uma em Frankfurt e outra em Las Vegas, ambas reúnem cerca de 26 mil participantes por ano, de todas as partes do mundo.

Este ano tive a oportunidade de participar da edição em Frankfurt e como foi a minha primeira vez, trago um olhar livre de comparações com edições anteriores e compartilho aqui minhas impressões.

O mercado de eventos tem apresentado um crescimento considerável nos últimos três anos, mas com o crescimento vieram os desafios, tivemos com a pandemia que nos adaptar ao mundo híbrido, escassez de mão de obra, prazos menores e toda nossa criatividade e resiliência foram postas à prova.

Anúncio

Fui pra IMEX buscando aprender com nossos colegas mundo afora através de boas práticas e soluções inovadoras. Como esperado, 80% do conteúdo abordou ESG e IA, temas que também tem sido destaque aqui no Brasil.

O discurso é similar quando afirmamos que a IA vem para facilitar a vida dos gestores, para automatizar tarefas e agilizar processos.

Dentre os conteúdos voltados para este tema tivemos: Desbloqueando o potencial da IA para profissionais de eventos, IA na prática: Soluções para organizadores de eventos, Usando IA para criatividade, A revolução da IA: Transformando o mercado de eventos, entre outros.

A maioria das apresentações girou em torno de como usar as ferramentas existentes para criar conteúdo, desenvolver agendas, receber feedbacks, sintetizar e resumir dados, sugerir conteúdos, fazer pesquisas, avaliar comportamentos e tendências, personalizar atividades, automatizar programas de educação continuada, fornecer tradução em tempo real em diferentes idiomas, gerar ideias…

Para isso foram indicados alguns softwares já disponíveis no mercado como Chat GPT,  Gemini, Adobe Firefly & Beta Tools, Runway, Midjourney, OpenJourney e DALL-E 3.

Também foram abordados alguns riscos no uso de IA que precisamos considerar como falta de privacidade, falsas informações, comprometimento da ética, viés e uso indevido de dados, apenas para citar alguns.

Acredito que um próximo passo será o uso cada vez mais presente da IA em nosso setor, com foco em soluções para todas as frentes da organização e gestão de eventos e o desenvolvimento de recursos que amenizem os possíveis riscos.

Quando o assunto é ESG vejo que globalmente já estamos mais desenvolvidos. O evento levou ESG muito a sério trazendo bastante conteúdo sobre o tema e mostrando na prática sua aplicação. A IMEX escolhe todo ano um tópico a ser trabalho, o desse ano foi Impacto.

Eles acreditam que o tema é um chamado para que toda a indústria possa contribuir com um impacto mais positivo em seus eventos, em suas ações profissionais e pessoais e em suas parcerias comerciais.

O evento foi pensado para não gerar resíduo, usou insumos de produtores locais em seu catering, preferiu o uso de materiais reciclados ou recicláveis e não descartáveis, incluindo os estandes e toda a cenografia. Desenvolveu um manifesto para participantes e expositores se comprometerem com causas importantes que compreendem o progresso social e ambiental com foco no suporte e na proteção das pessoas e do planeta.

O bem-estar também foi destaque, sendo uma das trilhas de conteúdo, com várias sessões dedicadas à respiração, relaxamento, meditação, saúde mental e cura. Temas como menopausa e paternidade/maternidade também estiveram presentes.

Na minha avaliação o evento foi excelente, com bastante conteúdo relevante e expositores interessantes. Volto pra casa com muitas ideias e aprendizados, o maior deles é que nada supera o bom e velho networking.

Estar com pessoas, poder interagir, conhecer novas culturas, novos pontos de vista, novas soluções é o ponto alto de qualquer evento como esse.

*Luciana Dantas é Gerente de Eventos e Patrocínios na Amil. Atua há mais de 20 anos no mercado de marketing e eventos, como empresária, produtora, professora e gestora. É Membro do board da MPI Brasil.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile