INSPIRAMAIS celebra lançamento do projeto Mulheres+ e expectativa de gerar mais de US$ 42 milhões

Anúncio

A 28ª edição do INSPIRAMAIS, salão de lançamentos de materiais inovadores para as indústrias de calçados, móveis, confecções e bijuterias que aconteceu entre os dias 11 e 12 de julho.

Promovido pela Assintecal, o evento foi realizado na FIERGS, em Porto Alegre (RS), e movimentou a cadeia produtiva dos setores envolvidos. A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou o caráter cada vez mais abrangente do salão.

Durante os dois dias de evento, estiveram presentes compradores dos polos produtivos brasileiros e de alguns dos principais grupos calçadistas do México e Colômbia. Eles vieram ao salão por meio do Projeto Comprador.

A iniciativa de internacionalização foi realizada por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa mantido pela Assintecal em parceria com ApexBrasil.

Anúncio

“Somente pelo Projeto Comprador, foram gerados mais de SU$ 14 milhões em vendas imediatas, que se somam a uma expectativa de mais de US$28 milhões em negócios alinhavados para o próximo ano. É mais do que o dobro do que foi gerado na edição de janeiro deste ano”, comemora a superintendente.

Para Silvana, além de promover e prospectar novos negócios, movimentando toda a cadeia produtiva, o salão cumpriu o seu papel de fomentar a moda brasileira e a sua diversidade de produtos e pessoas.

“A vinda do renomado estilista João Maraschin, gaúcho radicado em Londres, com seus produtos sustentáveis e cheios de estilo, trouxe um olhar internacional para INSPIRAMAIS e mostrou que a moda pode – e deve – ser transversal, sempre com um olhar apurado para as práticas ESG”, comenta.

A 28ª edição do INSPIRAMAIS reuniu mais de 150 expositores de insumos e materiais que receberam, nos dois dias de evento, cerca de 7 mil pessoas do Brasil e de parte do mundo.

PROJETO MULHERES+

A 28ª edição do INSPIRAMAIS também foi palco para o lançamento do projeto Mulheres+, que tem o objetivo de estimular a formação de lideranças femininas no setor.

O projeto é realizado conjuntamente pela Assintecal, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, explica que o projeto visa fortalecer e ampliar a presença feminina em cargos de liderança do setor.

“As mulheres líderes, com suas histórias e desafios, criam uma rede de apoio importante para a formação de novas lideranças femininas na atividade”, comenta.

O projeto prevê consultorias, assessorias e workshops para o desenvolvimento de lideranças femininas nas empresas do segmento. A primeira reunião será na segunda quinzena de agosto.

O lançamento do projeto foi antecedido por dois painéis que trouxeram temas complementares.

Na primeira parte, o professor e antropólogo Alexandre Cerveira, falou sobre a importância da diversidade como vantagem competitiva para as empresas.

Segundo o professor, a diversidade, não apenas de gênero, mas de sexualidade, cor, credo, idade, entre outras questões, traz vantagens competitivas para as empresas.

O outro painel que antecedeu o lançamento do Mulheres+ foi de lideranças femininas. Participaram do encontro:

– A gestora de Projetos da ApexBrasil, Mariele Christ; a gerente de Exportações do grupo FCC, Cátia Muller; a vice-presidente da Piccadilly, Ana Carolina Grings;

– A gerente de Exportações do Curtume Mats, Manoela Becker; e a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Maria Cervieri.

Na oportunidade, as lideranças falaram de suas trajetórias e desafios na atividade, destacando ações afirmativas e a criação de uma rede de apoio para mulheres em suas respectivas áreas de atuação.