No próximo ano, a interpack oferecerá novamente à indústria de embalagens e processos relacionados a maior visão internacional do mercado.
Cerca de 2.700 empresas de todo o mundo se reunirão em Düsseldorf de 4 a 10 de maio de 2023 para apresentar tecnologias de ponta e tendências de embalagem de toda a cadeia de valor, demonstrar oportunidades de crescimento e responder aos desafios do setor.
Para ajudar os visitantes a não se perderem nos 18 pavilhões da feira, os organizadores apresentam um conceito personalizado em cada um destes espaços, baseado nos principais grupos-alvo de alimentos, bebidas, confeitaria e produtos de panificação, produtos farmacêuticos, cosméticos, produtos não alimentícios e industriais.
Doces e produtos de panificação
Os visitantes encontrarão processos e máquinas para embalar produtos de confeitaria e produtos de panificação, especialmente nos pavilhões 1, 3 e 4 da interpack.
Se você precisa de embalagem para algo doce, pergunte a consultores de empresas como Sollich, Aasted, Theegarten-Pactec, Chocotech, Bühler ou Winkler e Dünnebier, e muitos outros. O setor de panificação se reunirá com expositores como Hebenstreit, Rheon Automatic Machinery, Colussi Ermes, Tonelli, TT Italy ou Reading Bakery System.
Tal como em muitos outros setores, no que diz respeito ao acondicionamento de produtos de confeitaria, pastelaria, snacks e cereais, muita coisa mudou nos últimos anos.
Uma questão importante são as soluções sustentáveis. As empresas de engenharia mecânica, por exemplo, estão adaptando seu portfólio para incluir embalagens feitas de novos materiais. A tecnologia digital é outro foco – como é para toda a indústria.
Alimentos, bebidas, produtos não alimentícios e industriais
O setor de alimentos está entre os grupos-alvo de visitantes mais favorecidos para a interpack, e isso fica evidente na amplitude de sua apresentação.
A demanda global por alimentos embalados está aumentando. Em mercados saturados com fortes rendimentos, o consumo consciente e o comportamento do consumidor também se deslocam para a sustentabilidade, produtos regionais, alimentos orgânicos ou comércio justo, e isso inclui embalagens.
Assim como os atuais desafios colocados pela gestão energética e conservação de recursos, isso provoca um processo de transformação no setor.
Observação semelhante pode ser feita para bebidas e produtos não alimentícios, que são apresentados juntamente com o setor alimentício nos pavilhões 5 e 6, bem como nos pavilhões 11 e 14.
Cerca de 20% dos visitantes da interpack estão especialmente interessados em soluções para bens. Estes também podem ser encontrados nos mesmos salões.
A partir do pavilhão 5, o foco é o setor alimentício e grandes nomes como Multivac Sepp Haggenmüller, Ulma Packaging, Weber Maschinenbau e Fuji Machinery.
No pavilhão 6, por exemplo, Fawema, Coesia, Syntegon Technology ou Duravant apresentam suas inovações em muitas áreas de aplicação para processamento e embalagem.
Os pavilhões 11 e 14, ideais para uma caminhada, receberão expositores como Omori Machinery, Mettler-Toledo, Extend Great International, Rovema e Haver & Boecker e etc.
No pavilhão 13, há um foco especial em soluções de engarrafamento e embalagem para o setor de bebidas.
Produtos farmacêuticos e cosméticos
À luz das mudanças demográficas globais, as oportunidades de desenvolvimento da indústria são excelentes.
Os requisitos crescentes no desenvolvimento de medicamentos resultam em um aumento paralelo nos sistemas e na tecnologia de máquinas em relação à embalagem e envase de medicamentos.
As empresas farmacêuticas precisam de soluções universais, e elas se encontram nos pavilhões 15 a 17 da interpack, onde o foco é apresentar processos e máquinas para embalagens de produtos farmacêuticos e cosméticos.
Materiais de embalagem
Os pavilhões 7 e 7a, 8a, 9 e 10 da interpack são da maior importância para o setor. É aqui que os visitantes podem ver pelo menos um terço de todos os expositores com todos os seus materiais e produtos de embalagem acabados.
Os expositores nesta área são numerosos e internacionais – entre outros, você pode visitar Sappi Europe, Sonoco, Mayr Melnhof Packaging, Berry Global, Schütz GmbH, SIT Group ou Seda International Packaging.
Rotulagem, marcação, acabamento
Informar, decorar, personalizar – a embalagem carrega informação. Como implementar isso para diferentes produtos e requisitos é apresentado pelos expositores nos pavilhões 8a e 8b.
Componentes
“Cada peça conta” é o lema da feira de componentes, que acontece paralelamente à Interpack como um evento próprio.
Aqui você encontra empresas que oferecem tecnologia para acionamentos, unidades de controle e sensores, produtos para imagens industriais, tecnologia de manuseio, software industrial e comunicação, bem como sistemas de automação abrangentes para a indústria de embalagens.
Existem também peças de máquinas, componentes e equipamentos, dispositivos periféricos, bem como componentes e auxiliares para embalagem.
O pavilhão temporário 18, situado entre os pavilhões 10 e 16, torna a feira acessível a partir de uma localização central, e os visitantes da interpack têm acesso direto à feira de componentes e vice-versa.