O primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, anunciou os planos para suspender a maioria das restrições ocasionadas para controle da Covid-19 na Irlanda nos próximos dois meses.
O planejamento prevê que algumas restrições, incluindo eventos, serão afrouxadas em setembro, com a maioria delas sendo suspensa completamente no final de outubro.
No entanto, Martin disse que as pessoas terão que continuar a “usar seu julgamento” onde houver risco de contrair o vírus.
“Agora é o momento certo para começar a mudança de regulamentação e restrições generalizadas à liberdade pessoal das pessoas, para uma abordagem definida principalmente por conselhos de saúde pública, comportamento pessoal, julgamento e responsabilidade”, afirmou.
Confira abaixo o cronograma estipulado pelo governo:
6 de setembro (Sujeito a fatores de proteção contínuos e orientação setorial)
Eventos internos organizados e reuniões de massa
Eventos internos organizados e encontros de massa podem ocorrer com limites de 60% da capacidade do local, onde todos os clientes estão imunes (totalmente vacinados ou recuperados de COVID-19 nos 6 meses anteriores), ou menores acompanhados (menores de 18 anos), de acordo com orientação setorial.
Quando os usuários têm status de imunidade mista, não haverá mudanças nas restrições atuais durante o mês de setembro.
Eventos internos e reuniões de massa incluem conferências, feiras e exposições comerciais e eventos de negócios em grande escala envolvendo públicos externos e locais de bingo.
Para música ao vivo em ambientes fechados, drama, entretenimento ao vivo e eventos esportivos, o público / espectadores devem estar totalmente sentados.
A flexibilização das restrições de limite de capacidade não se aplica a grandes eventos sociais organizados de forma privada.
A música ao vivo pode começar levanda em consideração os fatores de proteção apropriados.
Não haverá alteração dos limites atuais (100 convidados) durante o mês de setembro. Música ao vivo em casamentos será permitida.
Eventos ao ar livre organizados e reuniões de massa
Eventos ao ar livre organizados e reuniões de massa podem ocorrer com limites de 75% da capacidade do local, onde todos os clientes estão imunes (totalmente vacinados ou recuperados de COVID-19 nos 6 meses anteriores), ou menores acompanhados (menores de 18 anos), de acordo com orientação setorial.
Quando os participantes têm status de imunidade mista, o limite de capacidade será de 50%, sujeito às medidas de proteção adequadas, incluindo distanciamento social entre grupos e máscaras faciais.
Atividades de grupo internas organizadas
Atividades em grupo organizadas em ambientes fechados (esportes, artes, cultura, aulas de dança) podem ocorrer com limites de capacidade de 100 pessoas (com medidas de proteção adequadas), onde todos os clientes estão imunes (totalmente vacinados ou recuperados de COVID-19 nos 6 meses anteriores), ou menores acompanhados (menores de 18 anos).
Onde os participantes tiverem status de imunidade mista, grupos de até 6 participantes serão permitidos (excluindo líderes / professores adultos).
Atividades de grupo organizadas ao ar livre
As restrições às atividades de grupo ao ar livre para os participantes serão removidas. Observe que, quando aplicável, a presença do espectador permanecerá de acordo com os regulamentos dos eventos.