IT Mídia quer 30% de mulheres entre as líderes participantes do IT Forum Salvador

Anúncio

O IT Forum Salvador 2023 será realizado em setembro, de 13 a 17, mas a mobilização para engajar o público feminino já começou.

Nos últimos anos, a média de mulheres CIO no evento foi de 13%, entre os mais de 180 líderes de tecnologia. Por isso, a IT Mídia, organizadora do evento, tem realizado esforços para mudar essa realidade, desafiando as próprias estatísticas do setor.

A meta do grupo, agora, é chegar a 30% de CIOs mulheres no evento de Salvador. O desequilíbrio dessa balança, infelizmente, ainda é um reflexo do mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela própria IT Mídia, o segmento de tecnologia emprega, hoje, 14% de profissionais mulheres, das quais apenas 9% ocupam cargos de gestão.

Anúncio

“Queremos incentivar a mudança nos padrões do setor, porque enxergamos essa necessidade”, reforça Déborah Oliveira, diretora de conteúdo da IT Mídia.

“As mulheres estão na tecnologia, mas querem se sentir confortáveis nesse segmento, ainda dominado por homens. Elas precisam ser ouvidas, e estamos aqui para oferecer esse espaço”, completa.

Para Carmela Borst, fundadora e CEO da SoulCode, que estará no IT Forum Salvador, não existe inovação sem diversidade.

“Portanto, para crescermos, poder inovar e gerar maiores impactos na economia é preciso trazer mais mulheres para a área de tecnologia”, aponta.

“O número delas, no setor, é o mesmo há quase 20 anos e precisamos mudar isso”, acrescentou a executiva.

Assim como ela, outras lideranças femininas também levantarão discussões sobre TI e mulheres no mercado durante o evento.

Entre os painéis, um deles acontece em parceria com o movimento “Uma Sobe e Puxa a Outra”, que tem o propósito de incentivar esse público na evolução de suas carreiras.

No fórum, a iniciativa vai levar personagens de histórias reais para estimular as convidadas. Carmela será moderadora dessa conversa.

Renata Marques, CIO Latam da Natura&Co, frequenta circuitos promovidos pela IT Mídia há anos, e reforça que o engajamento de lideranças femininas em eventos como esse é essencial.

“É superimportante que as mulheres que já alcançaram um certo nível de exposição estejam participando de painéis de conteúdo, para que se tornem referências e inspiração para outras mulheres”, reforça.

“Outra questão significativa é o ponto de vista da mulher, que tem um viés mais humano, de comportamento mais soft e esse olhar é indispensável para lideranças hoje em dia”, completa.

Além das palestras ministradas e voltadas para esse público, ações de incentivo serão realizadas em parceria com o grupo MCIO, que atua na ampliação da representatividade feminina no setor de tecnologia.

Hoje, mais de 275 executivas participam da iniciativa, que leva cursos de capacitação gratuitos, mentorias voluntárias, eventos inspiracionais e realiza a divulgação de vagas na área em empresas parceiras do movimento.