O Javits Center, centro de eventos localizado em Nova York, conclui seu projeto de expansão de US$ 1,5 bilhão com abertura de um novo espaço de eventos e uma fazenda solar e de alimentos em seu telhado.
O telhado de cerca de 18 mil m² inclui um pavilhão envidraçado, um terraço ao ar livre e uma fazenda de 4 mil m² que deve gerar até 18 toneladas de produtos a cada ano.
A fazenda, que possui uma estufa que pode receber reuniões íntimas ou refeições para até 25 pessoas, será administrada pela empresa Brooklyn Grange.
Os produtos serão encaminhados diretamente para cozinhas próprias para serem incorporados às refeições servidas aos clientes.
Ela se baseia no sucesso do programa de sustentabilidade do centro de convenções, que inclui um telhado verde existente de pouco mais de 24 mil m² que serve como habitat para a vida selvagem da área.
O pavilhão envidraçado pode hospedar eventos com até 1.500 pessoas durante todo o ano e fica ao lado de um grande terraço externo que apresenta um jardim sombreado e um pomar com 32 macieiras e seis pés de pêras.
Uma fazenda solar com mais de 3.000 painéis solares, que faz dela a maior fazenda solar de telhado em Manhattan, também foi incluída como parte do projeto.
Espera-se que ela gere 1,7 megawatts de energia solar com 3,5 megawatts adicionais de armazenamento em bateria, fornecendo ao centro de convenções mais de 2 gigawatts-hora por ano.
A instalação de duas cisternas de retenção subterrâneas auxilia na captação e tratamento da água da chuva para irrigação do telhado, reduzindo em pelo menos 50% a necessidade de água potável para irrigação.
O projeto de expansão do Javits foi liderado pela New York Convention Center Development Corporation, uma subsidiária da Empire State Development, a principal agência de desenvolvimento econômico do estado, uma joint venture Lendlease e Turner e as empresas de arquitetura TVS, Moody Nolan, Stantec e WXY Studio.