A Rodada de Negócios promovida pelo projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone durante a Marmomac Brazil 2025, realizada em fevereiro em São Paulo, trouxe resultados expressivos para o setor de rochas naturais.
A ação, promovida pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a ApexBrasil, reforça o posicionamento do Brasil como um dos principais players do mercado internacional.
Durante a dinâmica foram realizadas 264 reuniões de negócios entre 22 empresas brasileiras e 14 compradores internacionais, provenientes de países como Canadá, Índia, México, Países Baixos, Polônia, Romênia, Taiwan e Estados Unidos.
Essas conexões resultaram em uma estimativa imediata de US$ 1,83 milhão em negócios, com expectativa de movimentar mais de US$ 18 milhões nos próximos 12 meses.
A Rodada de Negócios faz parte de uma estratégia sólida de inserção global, criando oportunidades para que as empresas brasileiras de rochas naturais se mantenham conectadas com os mercados-alvo.
“E ainda: que fortaleçam parcerias internacionais e consolidem o Brasil como referência em qualidade, diversidade de materiais e inovação setorial”, afirmou presidente do Centrorochas, Tales Machado.
As empresas participantes relataram a realização de 596 contatos comerciais, sendo 278 deles novos. O nível de satisfação da ação também foi destaque:
– Mais de 87% das empresas avaliaram positivamente a experiência, enquanto entre os compradores o índice chegou a 98%.
As empresas participantes – todas com sede no Espírito Santo, maior estado exportador de rochas naturais do Brasil – foram:
– Amagran, Atlas Mármores, Bramagran, Brasigran, Brothers in Granite, Brumagran, Comil Cotaxé, CS3, Decolores, Granitos Assunção, Granitos Colodetti, Lime Stone;
– Magban, Marbrasa, Margramar, MGA, Milanezi, Pedra do Frade, Pemagran, Potencial Pedras, Qualitá e Santo Antonio Stones.
Ainda no período da feira, o projeto setorial contou com a participação de sete designers e dois jornalistas internacionais convidados, vindos dos Estados Unidos, Alemanha e Turquia, que vivenciaram uma imersão completa no setor de rochas naturais do Brasil – desde visitas técnicas a empresas no Espírito Santo até a programação da Marmomac Brazil, em São Paulo.
O impacto positivo da experiência foi refletido no alto índice de aprovação: cerca de 92% dos participantes avaliaram a ação como positiva, destacando a qualidade dos conteúdos, o acesso à cadeia produtiva e a valorização da geodiversidade brasileira.
Com o sucesso da primeira edição, a Marmomac Brazil já tem data marcada para 2026: o evento acontecerá novamente em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de março.
Destaques da Rodada de Negócios na Marmomac Brazil 2025
- 264 reuniões de negócios realizadas durante a feira
- 22 empresas brasileiras participantes, todas do Espírito Santo
- 14 compradores internacionais de 8 países: Canadá, Índia, México, Países Baixos, Polônia, Romênia, Taiwan e Estados Unidos
- US$ 1,83 milhão em negócios imediatos
- US$ 18,06 milhões em negócios estimados para os próximos 12 meses
- 596 contatos realizados, sendo 278 novos contatos comerciais
- Mais de 87% de aprovação entre as empresas participantes
- Cerca de 98% de satisfação entre os compradores internacionais
- Participação de 7 designers e 2 jornalistas internacionais dos Estados Unidos, Alemanha e Turquia
- Cerca de 92% de aprovação entre os profissionais internacionais convidados
Crédito da imagem: Karina Porto-Fime