Messe München tem novos mercados em crescimento à vista

Anúncio

A Messe München teve um novo começo em 2022, pós-pandemia, ainda melhor do que as projeções de dezembro sugeriam: o EBITDA melhorou 156 milhões de euros após o déficit pandêmico, de menos 33 milhões de euros em 2021 para mais 123 milhões em 2022.

Isso significa que a Messe München está de volta e lucrando 52 milhões de euros. Está acima da média do mercado com uma receita de 413 milhões de euros. Esse sucesso também continua em 2023, estabelecendo novos recordes.

“As feiras são simplesmente sistemicamente relevantes”, dizem o Reinhard Pfeiffer e Stefan Rummel, co-CEOs da Messe München.

“Para os expositores, elas continuam sendo uma ferramenta indispensável de marketing e vendas que não pode ser substituída digitalmente”, completam.

Anúncio

Isso também é confirmado pelos impressionantes números do balanço de 2022, quando as feiras foram novamente permitidas. 

Enquanto a Messe München registrou um déficit de 33 milhões de euros durante o ano de 2021 afetado pelo coronavírus devido aos fechamentos, ela alcançou um resultado EBITDA em 2022 com um acréscimo de 123 milhões de euros: um salto de 156 milhões de euros no azul, deixando um lucro de 52 milhões de euros. 

“Queremos investir estrategicamente esse lucro em pessoal, digitalização, área de exposições e redução de dívidas”, explicam o Reinhard Pfeiffer e Stefan Rummel.

No novo começo, em 2022, o calendário de feiras estava lotado com 17 eventos próprios na Alemanha, 21 no exterior e 88 eventos convidados. 

Em 2022, os expositores e visitantes voltaram mais fortes do que o esperado para os 126 eventos no total em Munique e no exterior:

– 29.000 expositores e 1,4 milhão de visitantes em Munique, e 2.800 expositores e 162.000 visitantes nos eventos no exterior. 

Foi claramente perceptível que expositores e visitantes da Rússia, Ucrânia e China se afastaram devido às restrições do coronavírus na China e à guerra de agressão russa contra a Ucrânia. Além disso, a Messe München suspendeu suas operações na Rússia.

A TENDÊNCIA DE ALTA TAMBÉM CONTINUA EM 2023

A tendência de alta continua sem problemas neste ano, como confirmado pelo início de 2023 altamente bem-sucedido. Também é tangível que todos precisam se atualizar. 

“As primeiras feiras de 2023 terminaram em Munique e no exterior com números recordes de expositores e visitantes que não esperávamos tão cedo”, de acordo com os co-CEOs. 

Veja como 2023 começou:

  • Em fevereiro, a f.re.e fez um retorno impressionante com 900 expositores de mais de 50 países e um número recorde de visitantes: mais de 160.000 pessoas compareceram à maior feira de viagens e lazer da Baviera, realizada pela primeira vez em paralelo com a feira de motocicletas IMOT. 
  • Após uma pausa de mais de quatro anos, a BAU, a principal feira de arquitetura, materiais e sistemas do mundo, ocupou todos os 19 pavilhões e registrou um número recorde de expositores (2.260 de 45 países). 

Cerca de 190.000 visitantes compareceram. Infelizmente, greves simbólicas nos aeroportos alemães e no sistema de transporte público regional e de longa distância reduziram a tendência positiva de visitantes nos primeiros dias da feira. 

  • Em fevereiro de 2020, a ISPO em Pequim foi a primeira feira comercial do mundo a ser cancelada devido ao coronavírus. Em fevereiro de 2023, foi a primeira feira comercial permitida em Pequim após o coronavírus e atraiu um grande número de expositores e visitantes. 

As feiras da organizadora na China também cresceram: com 820 expositores, a productronica China estava maior do que nunca. A feira de tecnologia ambiental IE expo ocupou todos os 17 pavilhões do Shanghai New International Expo Center pela primeira vez e com recorde de público.

  • A transport logistic e a the integrated air cargo Europe teve três recordes em maio: mais visitantes do que nunca (75.000 de mais de 120 países), mais visitantes internacionais do que nunca (mais de 50%) e mais nações entre os expositores do que nunca.
  • Para o Outdoor by ISPO em junho, o MOC em Munich-Freimann estava lotado (35.000 metros quadrados). O crescimento neste local separado da Messe München veio principalmente do exterior, principalmente dos EUA e da China. 

“O apetite das pessoas por feiras é grande, assim como o desejo de se apresentar em plataformas como feiras e visitá-las”, de acordo com os co-CEOs da Messe München.

O calendário de feiras de 2023 está cheio: 15 eventos na Alemanha (dez deles no primeiro semestre), 40 no exterior e 91 eventos convidados em suas venues: ICM International Congress Centre München e o MOC em Freimann .

MUITOS DESAFIOS PARA OS NEGÓCIOS DE FEIRAS

O coronavírus não foi o único desafio para as feiras na Alemanha e no exterior. A guerra de agressão contra a Ucrânia, inflação, cadeias de suprimentos interrompidas e eventos políticos na China também contribuíram – e seguem contribuindo – para a turbulência.

A Messe München está respondendo a isso concentrando-se em seu negócio principal e na digitalização, e um foco mais amplo em novos mercados em crescimento no exterior. Isso inclui o Sudeste Asiático, os EUA e a América do Sul. 

“A China é e continuará sendo um importante mercado em crescimento para a Messe München. No geral, uma das lições aprendidas com os novos desafios é que precisamos evitar dependências, por isso estamos diversificando nossa estratégia internacional”, afirmam.

A Messe München está focada no crescimento orgânico, ou seja, no fortalecimento de suas próprias feiras e na aquisição de novos eventos convidados.

  • Em 2024, por exemplo, a feira de tecnologia ambiental IFAT vai pela primeira vez à América do Sul: a São Paulo, no Brasil.
  • A IFAT também está entrando em cooperação com a Singapore International Water Week, o evento mais importante sobre o tema da água no Sudeste Asiático.
  • Cingapura é a porta de entrada para a região do Sudeste Asiático, e é por isso que a Messe München está realizando a primeira feira multimodal para serviços de logística lá em 2023: transport logistic e a the integrated air cargo do Sudeste Asiático.
  • Outra novidade são as feiras de logística de transporte Americas & air cargo forum Miami, que aconteceram pela primeira vez em novembro de 2022.
  • No que diz respeito aos eventos convidados, The smarter E Europe estendeu seu contrato em Munique até 2028.
  • Novidade em Munique será a Conferência Internacional de AIDS em 2024 e o congresso médico ISAKOS em 2025.

“As feiras criam experiências e mostram hoje o mundo de amanhã. A competição está se intensificando e, à luz dos desafios globais, precisamos permanecer muito vigilantes”, dizem os CEOs.

“Nossas feiras desempenham um papel importante quando se trata de conectar as pessoas com suas ideias e desejos, impulsionando inovações e promovendo o crescimento econômico”, finalizam.