Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Missão cumprida: um legado para o Turismo de São Paulo

Missão cumprida: um legado para o Turismo de São Paulo

Anúncio

POR VINICIUS LUMMERTZ

Nos próximos dias, deixo o cargo de secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Um cargo que ocupei com muito orgulho e dedicação nos últimos quatro anos, sob o comando dos governadores João Dória e Rodrigo Garcia.

Trouxe muito das minhas experiências anteriores como presidente da Embratur e ministro do Turismo, mas tivemos desafios inéditos.

Foi um período bastante desafiador, com uma pandemia que afetou drasticamente todo o setor, mas que termina em plena recuperação e com um saldo bastante positivo.

Anúncio

Desenvolvemos uma série de projetos inovadores que podem servir de exemplo para políticas públicas a nível federal e de outros Estados pelos resultados positivos.

O turismo de São Paulo vai fechar esse ano com a geração de 85 mil empregos diretos. Já recuperamos todos os empregos perdidos na pandemia e agora estamos em crescimento real.

Considerando o saldo de toda a gestão, vamos fechar o período com um saldo positivo de quase 70 mil novos empregos.

Temos muitos números positivos, mas faço questão de destacar os dados de emprego porque são eles que impactam diretamente na vida das pessoas. Tivemos um árduo trabalho para chegar a esses resultados.

Durante a pandemia, ouvimos todas as áreas do turismo para criar protocolos que minimizassem os efeitos econômicos, sem nunca descuidar a questão de saúde pública.

Em paralelo, criamos muitos projetos para valorizar o Estado de São Paulo como um destino turístico para os paulistas, para os brasileiros e para todos que visitam o nosso país.

Para isso, foi necessário colocar o turismo no centro da agenda econômica e social e trabalhar em parceria com as secretarias de Estado, Prefeituras, trade turístico, sindicatos e instituições de ensino.

Nossa primeira grande realização foi criar um plano estratégico para o desenvolvimento do turismo paulista na próxima década, o Plano 20-30, que serviu para nortear todo o trabalho da secretaria.

Com ele, fizemos o SP pra Todos, um grande programa de divulgação e promoção de São Paulo. Levamos a marca de São Paulo para o mundo, com uma campanha inclusive na CNN internacional.

 Ainda dentro do SP pra Todos, reduzimos o ICMS do combustível de aviação, o que gerou mais de 700 novas frequências de voos dentro do Estado, levando desenvolvimento a todas as regiões paulistas.

Também na parte estruturante, deixamos como legado a criação da lei dos Distritos Turísticos.

Sancionada em 2021, ela permite criar um ambiente mais favorável e seguro à atração de investimentos públicos e privados em áreas vocacionadas para o turismo.

Já foram criados os distritos de Olímpia, Serra Azul, Iguape e Andradina. Estão em criação os do Alto da Mantiqueira e Portal da Mata Atlântica. Em pouco mais de um ano, os distritos já atraíram bilhões de reais em investimentos.

Para que o turismo realmente se desenvolva, é preciso criar estrutura local nos municípios. Por isso, mais do que dobramos o repasse aos 210 municípios turísticos do Estado, passando de R$ 220 milhões ao ano da última gestão para R$ 500 milhões ao ano em 2021 e 2022.

Além disso, criamos incentivos locais para os atrair mais turistas, como as rotas gastronômicas, o SP Ecoaventura, as rotas cênicas, a marca Parques de SP e as marcas regionais, como Place Branding.

São muitos projetos que deixam um grande legado para o turismo paulista. O maior de todos, no entanto, virá com as futuras gerações. É preciso educar o jovem para desde cedo se interessar pelo turismo.

Criamos as eletivas de turismo na rede pública de ensino fundamental e médio que já atraíram mais de 180 mil alunos. E criamos também os programas de mestrado, doutorado e o ensino à distância.

Depois de quatro anos, saio com muito orgulho do legado que deixamos para o turismo de São Paulo e com a certeza de que muitos dos nossos projetos, assim como os de outros estados, como o Ceará, ou de cidades como Gramado ou Foz do Iguaçu, devem ser expandidos e utilizados como exemplo em todo o Brasil.

Vinicius Lummertz é secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile