Novo cenário exige um choque de gestão de todo o trade das feiras de negócios, inclusive dos expositores

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POR FERNANDO LUMMERTZ

Cada vez mais temos o desafio de capacitar pessoas fora da nossa própria organização, especialmente clientes e fornecedores. Com os desafios atuais do mercado, a capacitação externa torna-se tão importante quanto a interna.

Vamos começar pelos expositores. Estamos cansados de saber que a empresa expositora que está bem-preparada para planejar a sua participação em uma feira, baseada na perfeita definição do Estande Compatível com os Objetivos, têm as suas oportunidades multiplicadas e o seu investimento é controlado para se concentrar exclusivamente no que interessa, com foco absoluto em RESULTADOS

Nesse novo cenário ainda mais. Todo e qualquer esforço tem de estar apoiado no binômio  eficácia e economia.

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Estandes que privilegiem função e não forma serão indispensáveis para que os eventos de negócios no formato presencial sejam bem-sucedidos para todos aqueles que deles participam.

Claro, não se exigirá melhor preparo apenas dos expositores. Todo o trade do setor precisa de um choque de gestão para enfrentar os grandes desafios impostos pelo tsunami que impactou os eventos presenciais. Hora de inaugurar um ciclo virtuoso que traga de volta a confiança de todos os atores envolvidos.

O trade das feiras de negócios tem de olhar para o negócio de modo a enxergar o ovo todo, não apenas a casca. A união obtida ao longo da pandemia reunindo os pavilhões, as empresas de cenografia e montagens, os organizadores e promotores, os fornecedores de serviços e insumos necessários para colocar um evento em pé, tem de se manter no sentido de atuar de modo integrado, percebendo que se qualquer um desses elos estiver desajustado, especialmente no que diz respeito a precificação, os eventos de negócios não terão a desejada e necessária retomada.  

Essa união também passa pela indispensável atuação conjunta das entidades empresariais do setor que precisam igualmente enxergar o ovo todo e não apenas o pedaço que interessa especificamente para os seus associados. É preciso que permaneçam unidas advogando para o bem do negócio como um todo.

UM CICLO VIRTUOSO QUE SE INICIA COM OS EXPOSITORES DAS FEIRAS

Feira não é uma ação festiva, feira é para fazer negócios e não para dar tapinhas nas costas de clientes e tomar uma bebidinha juntos (agora é que não dá mais mesmo…). É fato que mais de 80% dos expositores não se preparam adequadamente para participar de uma feira tendo foco em resultados.

Obter bons resultados nas feiras de negócios requer dos expositores um planejamento cuidadoso das fases antes, durante e pós-feira capaz de gerar uma estratégia compatível com os objetivos de participação. Requer também que a equipe de atendimento no estande saiba como atuar nas feiras, tarefa muito diferente da atuação do dia a dia dos profissionais que costumam ser indicados para atuar nos estandes. 

Integração do marketing digital com o evento presencial. No back office dos expositores é preciso que haja uma perfeita integração do marketing digital com os objetivos definidos para a participação em uma feira, visando multiplicar as oportunidades de negócios, em especial  na fase pós-feira. As ações de marketing desenvolvidas no tempo e na direção corretas.

No caso de eventos que adotem formatos híbridos é preciso ainda mais atenção e sintonia para a necessidade de atuar simultaneamente nos dois canais.

Correta utilização das redes sociais, adequado tratamento das informações e dos leads captados especialmente no sentido de analisar os contatos havidos durante o evento presencial para definir quais ações deverão ser desenvolvidas em seguida ao evento.

A pergunta chave ao se debruçar sobre o registro desses contatos é: O que requer ações de vendas e o que requer ações de marketing? 

QUANDO TREINAMOS OS EXPOSITORES OS BENEFÍCIOS SE ESTENDEM PARA TODOS

Quando temos expositores bem preparados para participar de uma feira de negócios todos os players ganham. Realizadores (todo o trade), expositores e visitantes.  É um efeito dominó muito importante para o sucesso de um evento de negócios. Destaco esses pontos:

BENEFÍCIOS PARA OS EXPOSITORES  

  • Ampliação das Oportunidades de Negócios durante e após a Feira;
  • Ampliação e fortalecimento das relações comerciais > network de qualidade;
  • Maior Reconhecimento da Marca pelo mercado;
  • Maior presença espontânea (gratuita) na mídia especializada do setor;
  • Ampliação do sentimento de pertencimento dos colaboradores;
  • ROI Positivo (Retorno sobre o investimento) da participação. 

BENEFÍCIOS PARA O TRADE DAS FEIRAS

  • Valor Percebido: Maior Reconhecimento do Expositor quanto ao interesse genuíno dos realizadores em gerar resultados para os expositores.
  • Envolvimento e engajamento do expositor na divulgação e na qualificação do público visitante.
  • Envolvimento do expositor com a geração de conteúdo para a feira.
  • Expositor satisfeito com o ROI investe cada vez mais na participação em feiras.
  • Maior recomendação das feiras para os seus pares, ampliando o NET SCORE dos realizadores e impactando positivamente os seus resultados.

BENEFÍCIOS PARA O VISITANTE

  • Expositores melhor preparados atendem mais e melhor as expectativas dos visitantes, elevando o grau de satisfação com a visita à feira, e impulsionando o visitante na recomendação  de  visitação para outros profissionais.
  • Oportunidades de negócios para os visitantes se tornam mais visíveis e acessíveis.

Vou parando por aqui, até porque não há nenhum segredo nem novidades nos benefícios da capacitação profissional quando ela une conhecimento, paixão e relevância. Só e preciso que entendam bem que o custo do despreparo é muito maior do que o da capacitação.

*Fernando Lummertz é CEO da Rede Feiras e idealizador da EXPO RETOMADA