O fantástico mundo dos eventos presenciais

Anúncio

POR OSNEI AUGUSTO DOS SANTOS

Caríssimos leitores,

Em 28 de agosto de 2021, a ABUP Home & Gift nos brindou com a agradável experiência das pessoas interagindo, trocando conhecimento e gerando muitos negócios nos espaços do Pro Magno. Era então realizada a primeira feira de negócios da cidade de São Paulo, após a liberação definitiva dos eventos pelas autoridades. O tão almejado retorno sustentável dos eventos de negócios presenciais se tornava real na capital paulista.

Desde então, o time do Pro Magno teve o prazer de receber uma dúzia de eventos em nossos espaços, sendo duas feiras de negócios e um congresso do setor de beleza.

Anúncio

Eu busco sempre reservar uma hora em minha agenda para visitar os eventos em realização, prestigiar o meu cliente e parceiros, bem como aprender um pouco sobre os diversos temas que são tratados nos eventos que aqui ocorrem, uma das coisas que mais gosto de fazer.

Ao visitar a ABUP Home & Gift, percebi que poderia adicionar um item à minha lista: observar a reação das pessoas ao retornarem ao fantástico mundo dos eventos presenciais.

E ratifico: Fantástico!!! Ao menos até o momento, por mais facilidades e alternativas que os eventos virtuais e híbridos trouxeram, os eventos presenciais ainda criam experiências únicas.

As máscaras, partes integrantes dos protocolos de segurança sanitária, impediram a transmissão da Covid-19, mas não foram capazes de esconder o sorriso no olhar daqueles que visitaram um centro de eventos pela primeira vez em mais de 500 dias.

O agradecimento do expositor, que comercializa mais de 50% de sua produção anual na feira aqui realizada, foi tão emocionante quanto o bate papo com o segurança, que ficou praticamente 18 meses sem garantir o sustento de sua família na profissão que escolheu seguir. Ambos apresentaram o devido comprovante de vacinação.

E ainda teve a fila, com distanciamento, para as congressistas serem fotografadas com a comunicação visual do evento ao fundo. O post orgulhoso não precisava de hashtag para dizer o quão importante foi para essas pessoas saírem de suas casas e se sentirem pertencentes a um grupo, uma tribo, uma profissão, uma escolha de vida.

Finalmente, mas com a maior das importâncias, fica a memória das conversas que tive com os organizadores desses eventos. O arrojo que eles demonstraram em acreditar que seria possível a realização de seus eventos de forma presencial, mesmo antes dos anúncios oficiais das autoridades, bem como a persuasão demonstrada para arrebanhar seus expositores, parceiros e públicos, são dignos de reverência.

O resultado de todas essas impressões, emoções e experiências já é sentido no aumento da demanda para eventos no fim de 2021 e, principalmente, em 2022. Havia, sem dúvida, um represamento.

As lições humanas e evoluções tecnológicas que absorvemos durante a pandemia já estão sendo postas em prática para o bem do setor de eventos e para a capilarização da audiência. No mais, o humano é um ser social.

…se vivemos em sociedade é porque esta é a finalidade do ser humano.

Aristóteles

Osnei Augusto dos Santos é Diretor de Relações Institucionais na ABEOC SP e Diretor de Marketing & Vendas no Pro Magno Centro de Eventos