Anúncio
Início Geral XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos

XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos

Anúncio

O Encontro terá a presença das principais lideranças do setor e receberá cerca de 1.000 participantes e mais de 70 marcas entre expositores, patrocinadores e apoiadores.

O WTC Convention Center será o palco da 11ª edição do ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos, único encontro onde os líderes do setor se encontram para discutir o rumo do mercado de eventos e turismo de negócios.  Em paralelo acontecerá a 5ª edição do Fórum do Setor de Feiras e Eventos que terá a participação de grandes nomes do mercado, que trarão seu ponto de vista e experiência sobre cada um dos temas abordados. Este ano debaterá temas como: “Por que feiras em tempos de crise?” apresentado por Ligia Amorim, Diretora geral da NürnbergMesse Brasil e 1ª vice-presidente do capítulo América Latina da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry; “A agenda positiva das Olimpíadas e benefícios para o Turismo” com Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB);  e “Oportunidades em época de ajustes” conduzido por Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e Ministro das Comunicações em 1998, no governo FHC.

Considerado o mais importante evento do Brasil neste segmento, contará com presença das principais lideranças dos setores, entre: Promotores de Feiras, Pavilhões de Exposições, Centros de Convenções, Companhias Aéreas, Redes Hoteleiras, Prestadores de Serviços, Agências de Eventos, Marketing e Live Marketing, Hosted Buyers, Gestores de Compras, facilities e de Viagens de Incentivo.

MERCADO
De acordo com Estudo de Competitividade Mundial do Turismo, o Brasil cresceu em 23 posições, comparado à última edição de 2013, passando do 51º lugar para o 28º, em um ranking composto por 141 países.

Anúncio

> Ações do Ministério do Turismo:

  • Em 2015, foi assinado entre o MTur e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, um acordo para facilitar a troca de informações com investidores internacionais e ampliar as oportunidades de negócios relacionados ao turismo no Brasil.
  • Infraestrutura: Para melhorar a infraestrutura turística do país, mesmo em meio à crise econômica e escassez de recursos, o Ministério do Turismo destinou R$ 354,7 milhões para 633 propostas e pagou R$ 630 milhões para obras em todas as regiões do Brasil. O montante atende desde pequenas intervenções como reformas de praças até grandes estruturas como pontes e centros de convenções.
  • Eventos: Para estimular o fluxo turístico, o MTur apoiou mais de 40 eventos espalhados por todas as regiões do Brasil, num valor total superior a R$ 3,5 milhões. O apoio foi feito com base em uma nova metodologia alinhada com os órgãos de controle como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), com foco na transparência.
  • Gestão: Em 2015, o MTur criou um instrumento de gestão para facilitar a tomada de decisões e permitir um olhar mais crítico ao Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização agrupou os destinos turísticos nacionais com base em critérios objetivos. Ainda com foco em otimizar o uso de recursos públicos, o MTur passou por uma reestruturação e adotou medidas administrativas que irão gerar uma economia estimada em R$ 12 milhões para 2016.
  • Promoção: Numa iniciativa inovadora, o Ministério do Turismo e a Embratur trabalharam num plano de ação conjunto de marketing para estimular as viagens domésticas e internacionais. Para promoção internacional, a Embratur investiu US$ 16,242 milhões em 2015. No mesmo ano, o MTur destinou R$ 28,6 milhões para divulgar o setor de viagens e os destinos domésticos.
  • Negociações com a Receita Federal e o Ministério da Fazenda para reduzir de 33% para 6,38% a alíquota do imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) a ser aplicado a partir de 2016 no envio de recursos para o exterior por agências e operadoras. A negociação ainda está em aberto e o Ministério do Turismo continua empenhado em encontrar uma solução viável para a situação.

Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: De 36,7 bilhões de reais foi até o momento o investimento e o Rio de Janeiro deverá receber de 300 a 400 mil turistas estrangeiros e mais os brasileiros que somarão cerca de 1 milhão de pessoas na cidade.

Conforme pesquisa realizada pela Fipe/Ubrafe, o setor de feiras de negócios movimenta R$ 16,3 bilhões em todo território nacional. A expectativa de movimentação para o setor de turismo de negócios é de cerca de R$ 6,5 bilhões de negócios na cidade de São Paulo. Dados do calendário da Ubrafe apontam que 55% das feiras de negócios ocorrem na capital paulista.

Segundo dados da Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, o turismo de negócios e eventos prossegue sobressaindo na indústria nacional de viagens. No primeiro semestre de 2015, as atividades ligadas a este segmento cresceram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os gastos destes viajantes em passagens aéreas, diárias de hotel, locação de veículos, meios de pagamento e serviços movimentaram R$ 6,95 bilhões no mesmo período.

Copilando dados do Ministério do Turismo e Abracorp, em 10 anos, o número de eventos internacionais no país cresceu 400%, passando de 62 para 315 por ano. Hoje são 54 cidades brasileiras sediando eventos internacionais. Há uma década eram apenas 22, representando uma alta de 154%. O número de eventos coloca o Brasil como um dos 10 maiores organizadores de eventos internacionais do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).

O ESFE ainda terá um espaço destinado às rodadas de negócios e workshops que serão promovidos pela CLIA-ABREMAR, ABRACORP, UBRAFE e AMPRO. O evento contará também com um almoço onde serão homenageadas figuras proeminentes do setor de eventos e turismo nacionais e também, grandes lideranças empresariais. Os homenageados são personalidades que se destacaram ao longo de 2015, identificados pela cobertura jornalistica que o Grupo Radar fez nesse periodo, através de sua presença nas principais Feiras e Eventos que aconteceram durante o ano.  Para 2016 os nomes confirmados são:

Marco Antonio Mansano AMPRO – Associação de Marketing Promocional
Antonio Carlos Kieling ANFACER
Mário César Martins de Camargo Rotary
Afonso Mamede SOBRATEMA
Marcos Balsamão ABAV-SP
Edmar Bull ABRACORP
Adriano Albano Forghieri APCD
Carlos Correa APAS
Ricardo Nogueira ABAG
Gabriela Baumgart CENTER NORTE
Damien Timpério SÃO PAULO EXPO
João Nagy WTC SÃO PAULO
Paulo Octavio Pereira de Almeida REED EXHIBITIONS ALCANTARA MACHADO
Mariano Botindari GRUPO ELETROLAR
Jean-François Quentin UBM BRAZIL
Lígia Amorim NÜRNBERGMESSE BRASIL
Jorge Alves de Souza GRUPO COUROMODA
Mauro Jordão LAÇO
Marco Basso INFORMA EXHIBITIONS
Arthur Repsold GL EVENTS
Carlos Romano Pansera PROMOVISÃO
Wilson Ferreira Júnior AGÊNCIA ETNA
Célio Ashcar Junior AKTUELLMIX
Getulio Tamada HOTMA
Varínia de Moraes RED STAR EVENTS DO BRASIL
Rosangela Gonçalves WINDSOR HOTÉIS
Patrick Mendes ACCOR
Chieko Aoki BLUE TREE HOTELS
Tarcisio Gargioni AVIANCA
Annette Taeuber LUFTHANSA GROUP
Giovanni Marins Cardoso MONDIAL
Valter Patriani CVC
Alisson Ramalho SOBRANCELHAS DESIGN
Jane Campos RADICI GROUP
Ivo Wohnrath ATHIÉ WOHNRATH
Sérgio Athié ATHIÉ WOHNRATH
Daniela Cruz Cunha VULT COSMÉTICA
Adelson Rosenberg Coelho SAMSUNG ELETRODOMÉSTICOS
Osmar Gonçalves Rede CNT
Márcia Peltier Márcia Peltier Apresenta
Sergio Medina Pasqualin ABEVT
Toni Sando Unidestinos
Abdala Jamil Abdala FRANCAL FEIRAS
Guilherme Paulus GJP
Nilo Sérgio Felix SETUR RJ
Roberto de Lucena SEC DE TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Carlos Arthur Nuzman COB

O XI ESFE é organizado pelo Grupo Radar e 2016 chega 11ª edição com tema central “Inspirando pessoas, Conectando negócios” e estão confirmados como patrocinadores as empresas: Hotma, Red-Star Vivace, Verde-Leasing, Expo Center Norte, Levy Restaurants e Programasom. No Lounge de exposição o visitante poderá encontrar: Centro de Eventos Pro Magno, Rede Windsor Hotéis, Rede BHG, Pepita Consultoria, Nautika, Transamérica Hospitality Group, Transamerica Expo Center, Centro de Convenções Frei Caneca, Alitalia, Centro de Convenções SulAmérica, Royal Palm Plaza, Centro de Convenções Rebouças, Interação, Grupo Latam, GL Events (Rio centro), Rede IHG, São Paulo CenterCosta Brava Turismo, Lufthansa, Turkish Airlines, Rede Meliá, Rio Convention, Paradise Golf & Convention, Hard Rock Hotels ,Inylbra, Barceló, Ibero Services, costa Cruzeiros, PALLADIUM Hotel, Hotéis Othon, MGM, Expo Ville, Lansay, NORWEGIAN, IN EVENT, Alegra, Atual Segurança, Atual Segurança, Skal,/ Braztoa e seus associados, entre outros. Além de destinos nacionais e internacionais como: Turks and Caicos, Palm Beach, Saint Lucia, Puerto Vallarta, Los Cabos e Riviera Nayarit.

Mais informações do Encontro estão disponíveis no site: www.esfe.com.br

Serviço:
XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos e 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos

Quando: 23 de fevereiro de 2016
Onde: Golden Hall – WTC Convention Center
Endereço: Av. das Nações Unidas 12.551
Site: www.esfe.com.br

Sobre o Encontro do Setor de Feiras e Eventos
O Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar de Comunicação. O ESFE pretende promover ideias criativas, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.

Sobre o Grupo Radar de Comunicação
Comandado pelo publicitário e jornalista Octavio Neto, o Grupo Radar de Comunicação é uma empresa multimídia, focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos.  Há mais de 20 anos atuando nestes setores, o Grupo Radar de Comunicação é uma plataforma eficiente de informação e geração de negócios através de importantes ferramentas como: Radar Television (programa que vai ao ar todas às segundas, às 23h, na Rede CNT);  Radar Magazine (revista bimestral e bilíngue que apresenta as novidades das Feiras de Negócios que acontecerão em seus meses de circulação e notícias do mundo corporativo); Portal Radar (notícias quentes sobre Turismo de Negócios); Encontro do Setor de Feiras e Eventos (evento nacional de relacionamento que conta com exposição, ciclo de palestras e homenagens) e o International Trade Fairs and Events Meeting (evento internacional de relacionamento que já foi realizado por duas vezes em Orlando (EUA), República Dominicana e Aruba).

Conheça mais sobre nossas plataformas acessando nossos canais na internet:
www.portalradar.com.br – https://issuu.com/revistaradarmagazine e  www.facebook.com/gruporadarcomunicacao.

Sobre Octavio Neto
O publicitário e jornalista Octavio Neto, é um dos pioneiros na cobertura jornalística de feiras de negócios. Em mais de 21 anos de atuação neste segmento, já visitou 5.000 feiras e outros 3.000 eventos, acumulando cerca de 27 mil entrevistas com empresários, organizadores e autoridades públicas.

Em 1993 e 1994, percebeu um ramo até então inexplorado na televisão: a cobertura de feiras de negócios. O que o fez criar em 1995 o Radar Television. Desde então o programa nunca mais saiu do ar e foi transmitido por diversas emissoras e atualmente está na Rede CNT, todas as segundas a partir das 22:50 horas. Do Radar Television nasceu o Grupo Radar de Comunicação.

Informações para imprensa:
MM Agência – (11) 2769-7743
Elaine Mandarino – elaine.mandarino@mmagencia.com.br  Tel: (11) 99113-7122
www.mmagencia.com.br

 

 

 

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile