O2 Arena instalará turbinas eólicas para gerar sua própria energia

Anúncio

A Arena O2, em Londres (Inglaterra), em breve usará uma nova espécie de “turbina eólica vertical” para gerar sua própria eletricidade limpa.

De acordo com reportagem do The Guardian, as turbinas irão gerar energia mesmo quando o vento não estiver “soprando forte”. A nova geração de turbinas é capaz de girar até mesmo com um movimento suave do ar ou com a passagem de um carro.

Inicialmente serão instaladas 10 das turbinas verticais de 68 cm (27 pol.). Os ventos trazidos pela região próxima ao rio Tamisa ajudarão a gerar eletricidade limpa suficiente para abastecer 23 residências.

Embora esta seja uma pequena quantidade do consumo total de energia do O2, o proprietário da arena, a AEG, espera instalar mais das minoturbinas em seus estádios em todo o mundo.

Anúncio

Cada unidade é feita de plástico reciclado e pesa cerca de 4 kg (9 libras), mas o design pode ser ampliado para ajudar a gerar tanta eletricidade quanto 20 metros quadrados de painéis solares, de acordo com seu desenvolvedor, Alpha 311.

Lee Lacey, o diretor da instalação da O2, disse que a arena estava “procurando uma fonte de energia gerada pelo vento adequada” para ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e alcançar sua ambição de se tornar um local de entretenimento com zero carbono.

“A oportunidade de fornecer uma fonte local de geração de energia é enorme e esperamos que este teste seja uma plataforma de lançamento de muito mais instalações, não apenas na O2, mas em outros espaços de eventos da AEG”, completa.

As turbinas Alpha 311 foram originalmente projetadas para serem maiores, com quase 2 metros de comprimento, e instaladas em infraestrutura com conexão à rede elétrica, como postes de luz, para ajudar a reduzir custos.

Instalar as turbinas em postes de luz ao longo de rodovias, por exemplo, poderia gerar oito vezes mais eletricidade limpa do que se espera que produzam na Arena O2.

“A turbina Alpha 311 nasceu na Grã-Bretanha com aspirações internacionais, então é apropriado que estejamos trabalhando com o espaço de eventos de música, entretenimento e lazer mais popular do mundo”, finaliza Barry Thompson, presidente-executivo da Alpha 311.