A indústria de reuniões no país espera uma decolagem definitiva com a inauguração, neste mês de julho de 2021, do Centro de Convenções do Panamá (PCC).
Rodolfo Del Valle, gerente geral da empresa SMG – responsável pela gestão do local – disse que já têm cerca de quatro ou cinco eventos que esperam agregar à oferta deste centro que possui, entre outras atrações, com 15.400 m² de área de exposição e capacidade para abrigar 1.700 veículos.
O PCC também contará com telecomunicações 4G e 5G, internet banda larga, sala de amamentação e Business Center.
Para Del Valle os desafios para a captação de mais eventos será gerar condições de biossegurança que ofereçam confiança ao viajante, e que cumpram rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde (Minsa).
Ele ressaltou que o turismo de congressos e convenções está associado às multidões, mas o setor tem mostrado boas práticas que não fariam a diferença entre ir a uma reunião ou a um shopping.
Incentivo do governo
A Promtur Panamá apresentou recentemente seu plano de incentivos para a indústria de eventos e reuniões de negócios.
A Promtur Panamá é a organização de marketing de destino do país com a função de promover e comercializar o país internacionalmente.
Para ter acesso aos serviços e incentivos, a Promtur Panamá estabelece, entre outros requisitos, eventos de mais de 100 pessoas com 50% de participação internacional ou 10 a 100 com 75% de visitantes internacionais.
Fernando Fondevila, diretor-geral da Promtur, destacou que o plano de incentivo começará com capacidade limitada, como preâmbulo aos congressos de impacto no horizonte de 2022, 2023 e 2024, quando a pandemia estiver sob controle.