POR RODRIGO MACHADO (@rodrigomachadoconsultor)
Neste ano de 2024, completo 3 anos com a minha consultoria, a RM Conexões. Depois de viver 20 anos no mercado corporativo, resolvi empreender e me dedicar aos projetos com a minha empresa.
Claro que o começo não foi fácil, mas hoje posso dizer que tenho uma carteira estável de clientes e toco grandes projetos dentro do setor automotivo.
Nesses anos, vivi muitas experiências que acredito que possam apoiá-los nos seus projetos, como gestores de eventos, profissionais de marketing e comunicação.
A disciplina de patrocínios está presente em grande parte das empresas como ferramenta de construção de marca, relacionamento e negócios.
Cada segmento tem sua característica, porém, acredito que as regras básicas podem ser aplicadas a quase todos os negócios. Desta forma, preparei um checklist para apoiá-los nos seus eventos conectados a patrocínios.
O primeiro item é a seleção do evento que a sua empresa deseja patrocinar. Faça uma pesquisa sobre o promotor, quem é a empresa, qual a sua reputação no mercado e o histórico dos eventos anteriores (caso haja).
E o mais importante: qual a importância desse evento dentro do seu segmento? Seus stakeholders estarão lá?
Definido o evento, você precisa montar sua estratégia de participação. Qual o objetivo de participação no evento? Vender mais? Apresentar a marca? Conectar com prospects? Essa identificação é muito importante para você definir qual será o formato da sua participação.
Normalmente, o tradicional é a exposição da marca nos materiais do evento (site, peças de comunicação, palco etc.) e um espaço de lounge ou stand para atendimento dos visitantes.
Porém, a grande maioria dos eventos possui um “cardápio” variado de oportunidades, que merecem ser avaliadas por você e seu time.
Saindo do padrão – marca e stand – você pode ativar sua marca de diversas outras maneiras em um evento. Sua marca pode estar conectada com alguma ação, como almoços e coffee-breaks, e até promover alguma ação exclusiva, como um happy hour para compradores, por exemplo. Um tema que está sempre em alta é o conteúdo.
Todo mundo quer contar alguma história, e essa pode ser uma estratégia interessante: patrocinar o conteúdo do evento e contribuir com algum case ou história da sua marca.
O importante é tentar se destacar em meio a tantos patrocinadores e expositores, e se sobressair junto ao público-alvo.
Falando em ativações, com ou sem stands, existem também diversas oportunidades de conexão com seu público, e é muito importante você entender qual delas conversa mais com o seu público.
Monte uma estratégia de ação que reforce o posicionamento da sua marca e que tenha boa aceitação pelo público; assim, a chance de sucesso será maior.
E não podemos deixar de lado o digital, e não estou me referindo apenas às redes sociais. No digital, você consegue estender a sua participação no evento, conectando mensagens, gerando conteúdos, se relacionando com os visitantes ao vivo e online e fazendo vendas.
Por isso, o digital precisa estar colado na sua estratégia de participação no evento, pois irá reforçar seus objetivos com o patrocínio.
Com base na minha experiência na RM Conexões, posso afirmar que a combinação de estratégias bem planejadas, tanto presenciais quanto digitais, é fundamental para o sucesso dos patrocínios em eventos.
Cada detalhe, desde a escolha do evento até as ações específicas de ativação, contribui para a construção de uma marca forte e bem-posicionada no mercado.
Por fim, lembre-se sempre de avaliar os resultados pós-evento. Analisar o retorno sobre o investimento (ROI), colher feedbacks dos participantes e ajustar futuras estratégias com base nessas análises são passos cruciais para aprimorar continuamente suas ações de patrocínio.
O aprendizado constante e a adaptação às mudanças do mercado são elementos-chave para o crescimento sustentável da sua empresa.
*Rodrigo Machado é fundador da RM Conexões e Board Member da MPI Brasil