Durante a edição de 2024 da feira MEDICA, realizada entre 11 e 14 de novembro, em Düsseldorf, na Alemanha, 15 empresas participaram do pavilhão nacional.
Elas fizeram 530 contatos com potenciais clientes, fechando US$ 2,7 milhões em negócios durante o evento e projetando alcançar US$ 14 milhões em exportações nos próximos 12 meses.
Organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), o pavilhão recebeu compradores e distribuidores de países como Bulgária, França, Índia, Inglaterra, Itália, Grécia, Polônia e Romênia.
O BHD é o projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil),
“Participamos com o pavilhão há mais de duas décadas, construindo bons relacionamentos e aproveitando a grande vitrine apresentada para estar por dentro das mais recentes tecnologias e tendências na área de produtos para a saúde”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
Os resultados da participação nacional na edição de 2024 – que recebeu cerca de 80 mil visitantes comerciais vindos de 165 países – superaram os obtidos no ano anterior.
Elas chegaram a US$ 2,7 milhões em negócios e projeção de atingir US$ 14 milhões em exportações nos próximos 12 meses. Em 2023, as marcas brasileiras fecharam US$ 469 mil em contratos durante a exposição.
Quando o pavilhão aponta a expectativa para os próximos meses, reforça que a MEDICA é apenas a porta de entrada para novos relacionamentos e potenciais negociações.
Em 2023, o Brasil exportou mais de US$ 205 milhões em dispositivos médicos para a Europa. Na região, destacam-se como principais compradores do produto brasileiro a Bélgica, Irlanda, Suíça e Alemanha.
Desse total, cerca de 70% foram de exportações dos segmentos médico-hospitalar e laboratório, focos da feira MEDICA.
São exemplos dos produtos mais exportados aos países europeus os estojos para esterilização, partes e acessórios para equipamentos médicos e agulhas para sutura.