O setor calçadista é um dos que mais concentram pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil: das 5,3 mil indústrias do País, 92% são de micro e pequeno porte.
Somadas às de médio porte, segundo o RAIS 2022, totalizam mais de 5 mil empresas, que empregam quase 140 mil pessoas, de acordo com dados de 2023 do Novo CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para se destacar neste meio e fortalecer a economia, grande parte das marcas marcará presença na 3ª edição da BFSHOW, realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com organização da NürnbergMesse Brasil.
O evento, que será realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, em São Paulo/SP, reunirá centenas de fabricantes e milhares de lojistas brasileiros e importadores de todo o mundo.
A segunda edição da feira, realizada em maio, reuniu mais de 9 mil visitantes nacionais e internacionais. Um mercado importante para os micro, pequenos e médios empresários calçadistas.
A participação na BFSHOW proporciona acesso a lojistas e importadores que estariam, de outra maneira, pouco acessíveis a esses empreendedores.
“A BFSHOW se consolidou como um espaço de encontro de oportunidades para as PMEs brasileiras com lojistas e vendedores de todo o mundo, ampliando a visibilidade dessas marcas e, consequentemente, suas vendas”, diz Rico Azeredo, Head de Novos Negócios da NürnbergMesse Brasil.
“Oferecemos as melhores condições para que elas possam não apenas mostrar seus produtos, mas também se desenvolverem e aumentarem sua presença no mercado nacional e internacional”, completa.
Na última edição da BFSHOW, 35% dos 318 expositores se enquadravam na categoria de micro e pequenas empresas, e 49% na de médio porte.
Instituições de apoio a empreendedores organizaram espaços coletivos para que esses empresários pudessem participar do evento.
O Sebrae-RS levou para a primeira edição da feira em São Paulo o Estação Moda RS, área compartilhada por 18 micro e pequenas empresas que, de alguma maneira, foram afetadas pelas enchentes que atingiram a região em maio deste ano.
Durante o evento, elas fecharam negócios que ultrapassam R$ 4,4 milhões. Foram mais de 55 mil produtos comercializados para cerca de 500 compradores diferentes, segundo o Sebrae.
Para a edição de novembro, uma das iniciativas em andamento para fomentar a participação das PMEs vem da Prefeitura de Franca.
Por meio de um edital, a Secretaria de Desenvolvimento da cidade vai selecionar 15 fabricantes de calçados e acessórios da região para fazerem parte do estande coletivo do projeto Espaço Moda Franca.
“A BFSHOW é uma oportunidade única para todos os agentes do nosso setor”, enfatiza a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli.
Leticia explica que para os expositores, oferece a chance de mostrar seus produtos a novos compradores, conquistando diferentes clientes e mercados.
“Para os lojistas, é um evento que concentra o que há de melhor e mais moderno, tudo em um único espaço e de uma única vez, poupando horas de pesquisa e negociações”, finaliza
SERVIÇO:
Data: 11 a 13 de novembro de 2024
Horário: segunda-feira e terça-feira (das 9h às 19h); e quarta-feira (das 9h às 17h);
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo/SP