Foram dois dias de muita música e celebração. No primeiro final de semana de dezembro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu a segunda edição do Primavera Sound no Brasil.
O festival reuniu mais de 30 atrações, incluindo The Cure, The Killers, Pet Shop Boys, Marisa Monte, entre outros. Fãs do melhor da cena musical compareceram nos dois dias e experimentaram diferentes estilos e culturas.
O evento, organizado pela T4F, já caiu nas graças do brasileiro e se firmou como um dos grandes festivais do país.
Além dos shows, outra grande atração foi a sustentabilidade. O Primavera Sound adotou diversas ações e práticas sustentáveis que envolveram o público presente no autódromo e também quem assistia em casa.
Uma das iniciativas foi a parceria com o Glass is Good, programa pioneiro de logística reversa do vidro descartável pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE.
Durante os dois dias, foram recolhidas 2.055 garrafas, totalizando 1,25 tonelada de cacos do material. Assim, os resíduos receberão a destinação correta, neste caso, a reciclagem.
“A grande contribuição do Glass Is Good para a cadeia do vidro está na promoção da articulação entre diversos agentes. Grandes festivais de música são uma grande oportunidade de engajar a sociedade que, no Primavera Sound, mostrou-se comprometida com a reciclagem do vidro”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE.
“Além dos festivais terem match com as bebidas, por complementarem os momentos de celebração, eles também têm se tornado espaços de conscientização por um mundo mais sustentável e estamos gratos de fazer parte disto”, completa.
Não foi só o vidro que foi coletado e descartado de forma correta. Apoiados pela economia circular, os demais resíduos foram recolhidos e encaminhados para a reciclagem.
O processo beneficiou cooperativas locais, gerando empregos e proporcionando renda para as famílias e contribuiu para a redução do desperdício no evento.
Além disso, o Primavera Sound praticou a neutralização de carbono e a redução do uso de plástico e implementou medidas de conservação de água, como banheiros e sanitizantes de baixo consumo, sistemas de irrigação eficientes e torneira de pouco fluxo.
O festival também adotou práticas de reutilização de palco e cenografia, evitando o desperdício e reduzindo a demanda por novos materiais.
“O nosso compromisso é entregar a melhor experiência para o público que recebemos, com conforto, segurança e práticas alinhadas às atuais demandas da nossa sociedade”, afirma Serafim Abreu, CEO da T4F.
“Cuidar do nosso planeta é uma delas. O Primavera Sound é um Festival que tem no seu DNA a música de qualidade, a sustentabilidade e a inclusão. A pauta ESG é essencial para nós”, finaliza.