O primeiro evento-teste de Santa Catarina na pandemia foi realizado na noite da última quinta-feira (29), no Centro Integrado de Cultura (Cic) de Florianópolis.
No total 548 pessoas assistiram ao concerto da Camerata da cidade, que começou às 20h. Somente quem recebeu as duas doses contra a Covid-19 pôde participar.
No início da semana todos que participaram do evento precisaram fazer o teste PCR. O público, a produção e os músicos serão monitorados por 14 dias.
Na entrada, foram abertos diversos acessos, para evitar aglomerações e todos precisaram usar máscaras do tipo PFF2 durante a apresentação, inclusive os músicos.
Entre cada participante, havia uma distância de 1,20 metro, com exceção das pessoas que já avisaram na inscrição que estariam acompanhadas. Foi permitido que cada um tivesse apenas um acompanhante para sentar-se na poltrona ao lado.
Em cada poltrona, havia um QR Code para que o público respondesse a um questionário e será a partir desses dados que cada participante será monitorado através de um aplicativo ou por ligações.
O espetáculo teve duração aproximada de 1h20 e foi realizado com o objetivo de entender melhor os limites das atividades do setor durante a pandemia. A saída ocorreu por setor e filas para evitar aglomerações.
Duas universidades catarinenses vão acompanhar os resultados para que pesquisadores consigam desenvolver um protocolo sanitário oficial para o setor de eventos.