O planejamento da próxima feira Fruit Attraction, consagrada no mercado europeu e que desembarcou no Brasil esse ano, já está a todo vapor.
Ocorreu esta semana a primeira reunião do Comitê Consultivo da feira de negócios que será realizada de 25 a 27 de março no São Paulo Expo, zona Sul paulistana.
Mediado por Marcelo Vitali, secretário executivo do Comitê da feira e delegado da IFEMA no Brasil, o encontro contou com as seguintes participações:
– Presidente da Abrafrutas Guilherme Coelho; do presidente da Ibrahorti Lauro Andrade; do diretor de expansão internacional da IFEMA, Jaime Martín;
– Representantes dos Ministérios de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, da Confederação Nacional de Agricultura, bem como representantes de 11 Estados mais o Distrito Federal (SP, PA, MG, PR, PE, ES, BA, MA, RS, RN, CE).
O encerramento do encontro ficou a cargo do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Silva. Vitali, que lidera a área comercial da feira junto com Concepcíon Sáez-Royuela, deus mais detalhes:
“Vamos dobrar o tamanho da feira nesta segunda edição brasileira, reforçando o programa de compradores internacionais e a geração de conteúdo do Fruit Fórum, nosso espaço de conferência”, disse Vitali.
“A forte adesão à primeira edição do Fruit Attraction São Paulo nos motiva para fazer um evento ainda mais grandioso em 2025”, completou.
Jaime Martín salientou que grande parte do espaço da feira para 2025 já está vendida. Estarão presentes além dos Estados, produtores de frutas do Brasil, América Latina, Oriente Médio, Ásia e Europa.
“A IFEMA está orgulhosa de exportar esse evento que tem tanto sucesso na Espanha há mais de 15 anos. Temos certeza de que a versão brasileira vai trilhar o mesmo caminho”, concluiu.
Guilherme Coelho, o presidente da ABRAFRUTAS, celebrou o fato de haver agora um evento anual que demonstre a força do segmento de fruticultura nacional.
As exportações de frutas do Brasil para diferentes destinos em 2023 superaram a marca de US$ 1 bilhão. Para 2024 estão previstos novos recordes de vendas internacionais.
Segundo Coelho mencionou durante a reunião, na visita recente de Xi Jinpin ao Brasil para o G-20 foi anunciada a abertura do mercado de uvas brasileiras no gigante asiático.
“Nosso segmento terá cada vez mais representatividade na balança comercial pela qualidade do produto e capacidade produtiva”, finalizou.