Depois de anunciar mais um dia de programação – a partir de 2024 serão sete no total –, o Rio2C também definiu a data de sua próxima edição.
De 03 a 09 de junho, o evento de criatividade ocupará novamente a Cidade das Artes com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses e experiências.
Em 2023, ao longo de seis dias, o Rio2C contou com 18 palcos, mais de 1.100 palestrantes e um público de 41.442 pessoas.
O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – foi o tema norteador da última edição.
Outro traço marcante da edição foi o otimismo dos participantes com o momento de retomada cultural do Brasil, palpável nos painéis, encontros e conversas.
Ainda: nas mais de mil reuniões de negócios que envolveram 550 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 30 países.
Além de grandes temas, o evento trouxe para os palcos grandes nomes da música como Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Lyor Cohen, Ludmilla, Seu Jorge, Dilsinho e Ivete Sangalo).
Do audiovisual compareceram nomes como Fernando Meirelles, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Jantje Friese e Baran bo Odar.
Do universo digital participaram os streamers PlayHard e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla.
Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer e Bob Burnquist foram alguns dos nomes do mundo dos esportes que estiveram no evento.
Do jornalismo nomes como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi e Poliana Abritta. Da moda, design, arquitetura e artes: Lenny Niemeyer e Fred Gelli.
Como de praxe, o Rio2C promoveu ainda o encontro do mercado com o poder público, que esteve presente com representantes do:
– Ministério da Cultura, da Ancine, da RioFilme, da Spcine, das Secretarias Estaduais de Cultura e Indústria Criativa, e Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.
Ainda: Secretarias Municipais de Cultura do Rio, de São Paulo e de Salvador.
A edição deste ano também ficou marcada pelos desdobramentos de encontros iniciados na Cidade das Artes.
O trabalho do evento para transformar a cidade que o sedia na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município.
Segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou mais de R$ 315 milhões na edição deste ano.
Entre as novidades da última edição, um palco dedicado aos jogos eletrônicos (Game+, em parceria com a Player1), outro para a moda, arquitetura, arte e design (Arts&Crafts).
O evento contou ainda com três summits inéditos: o de cultura digital (com a Play9), o de esportes (com o NWB/SBF) e o de mercado de capitais, com foco em criptoativos e ativos verdes (com a Forbes).
Após quatro dias voltados principalmente aos profissionais das indústrias criativas, o fim de semana de encerramento deu espaço à Festivalia.
O festival misturou shows de novos artistas (no PitchingShow) e apresentações de ídolos dos games com oficinas, masterclasses e bate-papos com executivos e empreendedores das indústrias criativas.