Rodadas de negócios na ANUFOOD Brazil 20223 geraram milhões

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A ANUFOOD Brazil 2023 – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, reuniu países dos quatro continentes e também parceiros que fizeram a diferença para o sucesso da 4ª edição do evento.

O resultado foi a geração de negócios efetivos para as mais de 300 empresas expositoras, com aumento de mais de 40% em área e marcas.

A presença de 11 pavilhões internacionais e expositores de 23 países, com representantes dos Estados Unidos, Argentina, Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia, Sri Lanka, Tailândia e China, e com a maior participação dos países das Américas, o que reafirma a importância da feira internacional de alimentos e bebidas.

Para Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil, também reflete uma tendência mundial de regionalização em eventos B2B presenciais, bem como o enorme potencial de crescimento no comércio entre esses países no setor de alimentos e bebidas.

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A sustentabilidade também foi valorizada pela Koelnmesse Brasil por meio da parceria com a Agro Carbon 360 e a Abrarastro (Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos), cujo objetivo é ajudar a combater os impactos das mudanças climáticas no Planeta.

TRÊS RODADAS DE NEGÓCIOS

Mantendo uma tendência registrada desde a primeira edição, as Rodadas de Negócios registraram enorme interesse de expositores e compradores.

Os encontros programados pelos organizadores não foram suficientes para atender a todos, provocando os “encaixes”.

Ao todo foram 53 compradores, sendo 36 nacionais e 17 internacionais, o que resultou em 2.490 reuniões, com expectativa de negócios de R$ 71.280 milhões a serem realizados nos próximos meses, 70% a mais que na 3ª edição.

 As rodadas de negócios internacionais, promovidas pela Apex-Brasil, devem gerar mais de R$ 38.500 milhões nos próximos meses.

A projeção é de Luan Medeiros, analista de Negócios do órgão estatal, que levou 12 compradores de 10 países à feira.

Ao todo a Apex promoveu 270 reuniões entre compradores e expositores. Um número superior ao previsto inicialmente devido à procura de empresas interessadas em participarem da rodada.

“Nós fizemos um pré-agendamento de 58 fornecedores em potencial. Mas, durante a feira, muitas empresas pediram para também participar e fizemos os encaixes conforme o possível.”

Participaram das rodadas internacionais compradores dos Estados Unidos, Emirados Árabes, Argentina, Peru, Paraguai, Cuba, Finlândia, Dinamarca, Espanha e Portugal.

Já as Rodadas de Negócios ANUFOOD tiveram 2,1 mil reuniões entre compradores e empresas expositoras. Isso porque, segundo Gabriel Walmory, sócio da Broggini, curadora das rodadas, a procura foi muito grande.

“Tivemos, inicialmente, 1.251 pré-agendamentos de encontros. Mas durante a feira muitas empresas pediram encaixe e isso provocou um aumento de 60% nas rodadas.”

De acordo com Walmory, o evento foi muito elogiado pelos 31 compradores (26 nacionais e 5 internacionais) que entenderam que a ANUFOOD é o local ideal para encontrar produtos inovadores que se alinham com as tendências do mercado.

“Foram reuniões de 20 minutos onde as empresas puderam apresentar seus portfólios de acordo com o interesse do comprador. Dessa forma, aproximamos a demanda da oferta”, aponta.

 Pelas estimativas da Broggini, as rodadas devem gerar negócios de R$ 27.100 milhões nos próximos 12 meses.  

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB reuniu 10 empresas compradoras e 12 empresas fornecedoras em 120 reuniões.

Pelas projeções da instituição, 83% das reuniões têm expectativa de negócios para os próximos 12 meses, num valor aproximado de R$ 5.680 milhões.

A partir de 2024, o evento estará totalmente alinhado ao portfólio global da Koelnmesse Gmb, mudando o nome para Anuga Select Brazil e promovendo a readequação dos setores que são de interesse do mercado local.

A próxima edição já está confirmada para o período de 9 a 11 de abril de 2024, novamente no Distrito Anhembi – que irá ganhar melhorias até a realização da feira.

“Mais uma vez a ANUFOOD entregou o que ela tem de melhor, negócios e leads com qualidade e quantidade para quem está expondo. A feira também conseguiu oferecer conhecimento e capacitação com mais qualidade e tempo”, diz analisa Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil.

“Foram 90 horas de conteúdo nos congressos, palestras e workshops. Além disso, ampliamos o espaço para as pequenas e médias empresas se relacionarem com players do setor de A&B”, finaliza.