Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Rotas Brasileiras abre as portas de sua terceira edição no final de...

Rotas Brasileiras abre as portas de sua terceira edição no final de agosto

Anúncio

De 28 de agosto a 01 de setembro acontece na ARCA, na Vila Leopoldina, a 3ª edição da Rotas Brasileiras, uma feira da chancela SP–Arte.

Rotas é uma feira que toma a arte brasileira e suas histórias como ponto de partida, reunindo expositores que valorizam a potência, a pluralidade e a diversidade artística do país.

Entre galerias de arte e instituições, os participantes apresentam estandes curados, ou seja, que propõem uma narrativa ou abordam um tema específico, exibindo a produção de artistas de todo o país – em sua maioria, inédita.

É uma feira com projetos que refletem tanto o que está despontando na cena, como também resgata e homenageia grandes criadores e criadoras da arte brasileira e aquelas que a influenciam.

Anúncio

Em suas duas primeiras edições (022 e 2023), a feira reuniu mais de 30 mil pessoas e mobilizou mais de 30 agentes internacionais, entre curadores e colecionadores.

Uma das novidades deste ano é a direção artística de Rodrigo Moura. Curador, editor e crítico de arte, Moura (Belo Horizonte, 1975) atua como curador-chefe no Museo del Barrio, em Nova York, desde 2019.

Sua experiência inclui passagens pelo Masp como curador-adjunto e pelo Instituto Inhotim, como diretor artístico e curador. Foi também o primeiro curador do Setor Solo na SP–Arte, em 2014 e 2015.

“Rotas oferece a possibilidade de criar diálogos em torno de conceitos e noções de identidade e pertencimento, propondo perguntas, revisões e afirmações”, afirma.

“Para mim, tem sido uma honra colaborar com agentes do sistema e propor novas dinâmicas de circulação e sentido para seus programas no contexto da feira”, completa.

É ele quem guia os expositores em uma seleção instigante de obras e artistas, explorando novas rotas, diálogos e caminhos na arte brasileira.

Outra novidade é a estreia do setor Mirante, que reúne obras em grande escala e raramente exibidas que ancoram os conceitos do evento. Com pesquisa de Rodrigo Moura, o setor possui uma expografia fora do comum para feiras de arte.

Os participantes do Mirante e a programação completa de conversas e atividades será divulgada em breve, assim como a venda de ingressos.

Confira abaixo alguns projetos:

Gomide&Co

A artista Lenora de Barros apresenta uma pesquisa sobre o entrelaçamento afetivo e visual de suas obras e as de seu pai, Geraldo de Barros, personagem central do modernismo no Brasil.

Paulo Darzé

A galeria de Salvador apresenta uma coletiva cujo tema é Exu, um dos orixás do panteão afrobrasileiro com maior presença iconográfica na arte brasileira.

Millan

A galeria de São Paulo enfoca a produção indígena contemporânea, apresentando os artistas Daiara Tukano, Jaider Esbell, Gustavo Caboco e Joseca Mokahesi Yanomami.

Mitre Galeria + Manoel Macedo

As galerias criaram uma apresentação conjunto que promove o diálogo entre as pinturas de Amadeo Luciano Lorenzato e a produção de artistas contemporâneos.

Serviço

Data: 28 de agosto a 01 de setembro

Local: ARCA, Vila Leopoldina

Ingressos: em breve

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile