Durante a pandemia, com a realização de eventos vetada pelas autoridades sanitárias, a Evnt liberou a utilização de seu sistema, sem custo, com o intuito de manter as áreas conectadas e permitir as remarcações de eventos.
Porém, os executivos e a equipe da empresa se viram impossibilitados de auxiliar profissionais da área de eventos, uma vez que o mercado literalmente parou, com hotéis sendo fechados.
“Não havia como atuar no mercado, pois nossos clientes atravessavam o pior período de suas histórias e as equipes da área de eventos desapareceram”, relembra Marcelo Moreira, Fundador e CEO da Evnt.
É importante lembrar que no período da pré-pandemia, entre janeiro e março de 2020, a empresa conquistou clientes importantes como, Fasano, Tivoli Mofarrej, Sonata de Iracema e La Residence entre outros.
“Nesta época o uso da plataforma propiciou uma conversão três vezes maior quando comparado aos anos anteriores”, destaca Moreira.
A pandemia chegou, o mercado parou, mas a Evnt não. Nos últimos anos, a empresa recebeu aportes de três fundos de investimento e revisou o seu modelo de negócio, apostando na evolução do produto e na inclusão de novos locais para eventos como restaurantes, espaços de eventos e estúdios digitais.
“Nosso diferencial é que o sistema foi construído após um estudo de mercado, trabalho in loco e leva em consideração as características dos hotéis e eventos em todo o Brasil”, explica.
Não se trata de um módulo adaptado, nossa solução foi desenhada exclusivamente para o mercado de eventos”, completa.
De todos os mercados, o segmento de eventos esteve no olho do furacão e foi um dos que sofreu mais com a crise. Mesmo diante deste cenário, a Evnt acelerou.
“Alocamos todo o time de design e tecnologia para o desenvolvimento de ferramentas com foco em sistematização das vendas, usabilidade e features flexíveis para atender às diversas demandas de eventos”, diz Maurício Xandó, Co-Fundador e Product Owner.
Do ponto de vista gerencial, segundo Xandó, a plataforma da Evnt permite detalhar os eventos por status, por categoria, exportar os dados, reduzir o tempo de orçamentos, otimizar a operação, padronizar as propostas e tudo à distância, com visibilidade para toda a equipe e líderes da empresa, visto que a plataforma é 100% na nuvem.
Segundo o SEBRAE mais de 50% dos leads gerados não são acompanhados. A plataforma Evnt visa mudar isso, reduzindo o tempo gasto com burocracias permitindo à equipe mirar em novos negócios e oportunidades.
“Muitos gestores querem aumentar a prospecção (leads), mas nossos estudos mostram que na maioria das vezes os negócios já estão dentro de casa, basta ter a visão para convertê-los em resultado”, afirma Vitor Donadeli, sócio e COO da Evnt.
“A Evnt foi criada com esse objetivo, quebrar paradigmas e tornar a área de eventos ativa, com ferramentas que impulsionam e direcionam os executivos para geração de negócios”, acrescenta.
Ao entender as dores das empresas que atuam nesse mercado, a Evnt oferece soluções diversas para cada etapa do processo de um evento.
A startup disponibiliza um pacote de ferramentas que dão visibilidade do negócio em tempo real, automação dos processos, sistematização das vendas de eventos, relatórios gerenciais, disponibilidade dos serviços e, num processo vivo e contínuo para trazer novas soluções.
“Não queremos ser apenas um produto e isso está em nosso DNA. Somos focados em benefícios e geração de valor, como uma forma de oferecer um modelo de negócio que agregue a todos os atores envolvidos no segmento de eventos; cliente final, operadores, time de vendas, gestores, agências, empresas e entidades do setor”, diz Donadeli.
MARKETPLACE
No primeiro semestre de 2022 será lançado o Marketplace da Evnt, para facilitar a logística envolvida na cotação de eventos e dar visibilidade a hotéis, espaços de eventos, restaurantes e estúdios digitais.
Todos os espaços cadastrados poderão ter seu produto na vitrine para venda com cotação online para espaços, serviços e hospedagem.
O cliente poderá definir região e comparar diversos orçamentos simultâneos para finalizar sua compra com pagamento online.
“Entendemos que cotar um evento é muito trabalhoso, feito de maneira braçal e que, em média, leva três dias para se obter um orçamento comparativo. Nossa proposta é executar este serviço em poucos cliques e online. E com isso gerar mais negócios a toda a cadeia de valor”, afirma Moreira.
OS INVESTIDORES
A rodada foi liderada pela Booming, hub especializado no investimento em startups tecnológicas, e realizada pelo CBX Capital, Jander Martins e Alumni CSB.
O CBX Capital, fundo criado pelo empreendedor Claudio Bergamo, ex- fundador e CEO da Hyperapharma, parceria chave para o lançamento da plataforma Evnt Enterprise, que trará gestão a empresas de grande porte que realizam mais de 500 eventos por ano, como por exemplo, as grandes farmacêuticas.
Jander Martins, fundador de um hub de empresas no segmento de tecnologia, como a Nexaas, uma Retail Tech especialista em inovação para o varejo, com soluções para o modelo SaaS. Agregando todo know how para a evolução do Evnt SaaS e Marketplace.
A Alumni CSB é formada por ex-alunos do Colégio de São Bento, o mais tradicional do Brasil, traz uma rede de investidores constituída por profissionais qualificados em diversas áreas de atuação, agregando o verdadeiro Smart Money, que oferece suporte estratégico através de tecnologia, gestão, marketing, financeiro, comercial, jurídico etc.
Dessa forma, a Evnt busca unir a somatória das qualidades dos seus investidores para criar o primeiro e Ecossistema para Eventos e se tornar a principal ferramenta de comercialização, operação e gestão para o segmento de eventos.