O escritório de design Studio Panda assumiu a responsabilidade pela cenografia da iniciativa Parque Villa Olímpica, que irá transformar o Parque Villa Lobos, em São Paulo.
A liderança do projeto está nas mãos da arquiteta Deza Abdanur e sua equipe, que unem esforços para criar experiências únicas e memoráveis aos frequentadores.
Os Jogos vão acontecer na cidade de Paris, durante os dias 26 de julho e 11 de agosto. Durante um mês, o espírito olímpico vai invadir São Paulo e, principalmente, um dos maiores e mais famosos parques de São Paulo.
Ele vai se transformar em um grande espaço de entretenimento para a comunidade durante um dos mais importantes acontecimentos esportivos do mundo.
Será um festival inédito que vai unir muita música, esportes, opções de alimentação, engajamento de marcas, museus e lojas.
Seguindo a premissa das Olimpíadas de Paris 2024 em abrir os jogos para todos, o projeto tem como objetivo democratizar o acesso aos esportes e torná-los acessíveis à sociedade.
Sendo assim, o parque inteiro será dedicado aos esportes olímpicos de forma gratuita e com transmissão dos jogos olímpicos para que todos possam fazer parte da torcida.
Além disso, contará com a Arena Time Brasil, um megapalco com transmissão de shows e com a presença de atletas, ex-atletas e celebridades (leia mais sobre o projeto aqui).
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou o projeto, que tem como idealizadoras e organizadoras as agências Teruá e DC Set e o Studio Panda como responsável por toda a estrutura cenográfica da iniciativa.
A estrutura seguiu três pilares principais: o esporte, a França e a arte, como uma forma de conectar toda a cenografia e deixá-la atraente.
O principal objetivo foi conseguir envolver e gerar o espírito olímpico mesmo longe da cidade que sediará a edição.
“Nos apropriamos da estrutura do parque e acrescentamos muitas cores e formas relacionadas às Olimpíadas e ao Brasil para enriquecer a experiência do público e tornar o evento inesquecível”, diz Deza Abdanur.
Com o intuito de transmitir a sensação de fazer parte dos Jogos Olímpicos de Paris a partir do Brasil, o projeto da Villa Olímpica incorpora elementos referentes à cidade das luzes sem perder a identidade do Parque Villa Lobos.
O acesso principal contará com uma estrutura inspirada na bandeira do Brasil e na importância da Champs-Elysées, principal via de Paris e uma das mais famosas do mundo.
Na rua que conduz ao centro do festival, bandeiras dos países participantes darão as boas-vindas aos visitantes.
E no final da nossa “Champs Élysées”, uma releitura artística do Arco do Triunfo completará a experiência.
Toda a lógica de distribuição das áreas foi inspirada na malha urbana de Paris. A praça central contará com instalações artísticas com alusão aos Aros Olímpicos e os valores das Olímpiadas.
E também oferecerá tudo o que um grande festival pode proporcionar:
– áreas de ativação, lounges, mesas para alimentação, restaurantes, banheiros, telas para assistir aos jogos, área VIP, área de encontro com os atletas e um estúdio para transmissão dos jogos.
Pensando no âmbito social, o parque promoverá atividades esportivas de mais de 15 modalidades olímpicas diferentes, algumas estão sendo instaladas e outras serão revitalizadas para o projeto, como forma de deixar um legado e contribuir para os frequentadores do parque.
Acompanhe o vídeo de apresentação do projeto que teve Edição e finalização da sape.rio.br