A cidade de São Paulo dispõe de infraestrutura para divertir turistas e acomodar grandes eventos de negócios, mas é a capacidade de acolher visitantes que torna a metrópole um diferencial, enaltece Toni Sando.
De acordo com o presidente da organização sem fins lucrativos São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) – órgão que busca fomentar o turismo e negócios na capital – a terra da garoa tem cidadãos apaixonados por onde vivem, característica que a torna especial para turistas e pessoas de negócios.
Há nove anos como executivo da Fundação 25 de Janeiro – entidade que constitui o SPCVB – Toni Sando fala com propriedade da capital na entrevista a seguir. Além de compartilhar seus conhecimentos sobre as últimas tendências em eventos, Sando comenta as conquistas de São Paulo no turismo de negócios e de lazer, expõe os planos para 2015 e relembra os resultados do ano que passou: “(…) A Copa do Mundo foi um divisor de águas”, afirma.
O SPCVB é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela iniciativa privada. Quais são as fontes de receita da organização? O que uma empresa deve fazer para se tornar parceira?
As principais fontes de receita são oriundas do Room Tax, contribuição facultativa paga pelo hóspede nos hotéis; da mensalidade de nossos associados; e de ações de patrocínio em relacionamento com o mercado. Para se associar, o interessado pode acessar o site Visite São Paulo ou entrar em contato com a área de Relacionamento com Associados, pelo telefone (11) 3736-0611.
Quais são as principais tendências em eventos e turismo de negócios?
Há uma série de tendências tanto para realização de eventos quanto para turismo em geral. Eventos híbridos, transmissão on-line, aplicativos, o aumento do uso de serviços mobile – como reservas e compras de passagens – eventos cada vez mais especializados, redes sociais e ferramentas digitais. A tecnologia tem se expandido muito, entretanto, está claro como o encontro ao vivo, o evento presencial em si, vem aumentando em relevância com o passar dos anos.
Atualmente, quantos congressos internacionais São Paulo recebe por ano? Qual é a importância desses congressos no panorama geral de eventos que acontecem na capital?
O SPCVB registrou em 2014 mais de 700 eventos internacionais. Os eventos associativos, como congressos e simpósios, são importantes em diversos aspectos. Um, pela sua essência em si, por unir profissionais, trazer pesquisas, novidades e resultados, discutir assuntos de importância nacional e internacional.
Outra é pela movimentação econômica no destino. Um congresso atrai diversos visitantes para a capital, faz girar toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens, que é composta por mais de 60 segmentos. O estado também se desenvolve, pois os visitantes podem prolongar sua estadia e conhecer cidades e estâncias turísticas ao redor da capital.
Por fim, o destino fica em evidência e isso abre as portas para a captação de mais eventos.
São Paulo recebeu o prêmio máximo do Ministério do Turismo, o Índice de Competitividade do Turismo Nacional. Qual a importância desse reconhecimento?
Esse reconhecimento prova como a cidade está se desenvolvendo ainda mais para receber seus visitantes, seja de negócios ou de lazer. É o resultado do trabalho de diversas entidades, associações, órgãos oficiais, veículos de comunicação e empresas focadas em desenvolver toda a cadeia produtiva de turismo, viagens e eventos.
Quais características fazem de São Paulo um destino diferenciado para turismo e os eventos de negócios?
São Paulo se destaca pelo seu ponto forte: a hospitalidade. É sempre um diferencial fazer um evento em São Paulo que, além de possuir uma infraestrutura completa, com o maior parque hoteleiro do país, grandes centros de convenções e reconhecimento como a melhor cidade para se fazer negócios na América Latina, também conta com cidadãos apaixonados pela cidade, com gastronomia de primeira e pontos culturais conhecidos mundialmente, como o MASP, Pinacoteca, Parque Ibirapuera… Prova da hospitalidade de São Paulo foi o sucesso da Copa do Mundo, em que a cidade recebeu mais de 500 mil visitantes nacionais e internacionais.
Como você vê a cidade de São Paulo em comparação as outras metrópoles mundiais como Londres e Nova York? Para você, quais as vantagens competitivas que a capital possui?
São Paulo está sempre se atualizando. Em um estudo recente (“Futuro da Mobilidade Urbana”, realizada pela consultoria Arthur D. Little), a capital paulista ficou à frente de Nova York em mobilidade urbana. E, hoje, a cidade possui a 4ª melhor vida noturna do mundo, de acordo com uma pesquisa da CNN.
Um estudo da agência de viagens online ViajaNet listou as dez cidades mais procuradas pelos turistas brasileiros em 2014 e São Paulo aparece em primeiro lugar.
Ao mesmo tempo que possui uma infraestrutura moderna e completa para eventos, também oferece programação para os mais diferentes perfis de viajantes, que vem a negócios, lazer, compras, entre outros.
Em qual momento a cidade de São Paulo deixou de ser apenas referência no turismo de negócios e também se tornou destaque no turismo de lazer?
São Paulo sempre teve atrativos turísticos e eventos conhecidos mundialmente. Virada Cultural, Parada LGBT, Grande Prêmio de Fórmula 1, Carnaval, Réveillon na Paulista etc… Mas a Copa do Mundo foi um divisor de águas. São Paulo, tão acostumada e conhecida pelo turismo de negócios, se mostrou hospitaleira para meio milhão de visitantes que buscavam entretenimento.
Quais são as expectativas do SPCVB para os setores de turismo e eventos de negócios na cidade de São Paulo em 2015?
2014 foi um ano ímpar. Tivemos Carnaval em março, a Copa do Mundo em junho e julho, e as eleições presidenciais em outubro. 2015 indica que será um ano mais consistente para o turismo de negócios e eventos. Com o Carnaval acontecendo em fevereiro, a hotelaria se mostra otimista para uma boa taxa de ocupação logo no primeiro trimestre, que deve embalar os trimestres seguintes.
Para ajudar, teremos grandes eventos esse ano, como a Convenção Internacional do Rotary, em junho, que deve atrair 40 mil participantes, e a competição WordSkills, maior torneio de educação profissional do mundo.
2015 é o ano para a retomada do protagonismo dos eventos, uma vez que os hotéis estão mais preparados para recebê-los, com investimento constante na infraestrutura e atendimento aos visitantes.
Como o SPCVB espera ver São Paulo daqui alguns anos? Quais são as maiores ambições para a cidade?
Uma cidade cada vez mais fortalecida. De acordo com a SPTuris, para 2020, é esperado que a cidade aumente sua média de visitantes por ano, atingindo a marca de 17 milhões de pessoas.
Uma pesquisa recente feita pela Rede de Cartões Mastercard aponta que São Paulo, até 2017, deve ultrapassar Buenos Aires e Cidade do México como cidade mais visitada por turistas estrangeiros na América Latina.
Fonte: Transamérica ExpoCenter