Turismo de bicicleta ganha estímulo com novas ciclovias

Anúncio

O Brasil possui mais de 1,6 mil quilômetros de malha cicloviária e agências especializadas em visitas guiadas sobre duas rodas, sendo uma das alternativas para aqueles que desejam conhecer os destinos.

Em levantamento feito pela UCB (União de Ciclistas do Brasil) em 14 cidades brasileiras, Brasília é a capital com maior quantidade de ciclovias no país, seguida pelo Rio de Janeiro e São Paulo.

“De bicicleta, o turista passa a entender o espaço urbano sobre uma nova perspectiva, algo que não seria possível em um passeio de carro ou de ônibus”, diz Graco Santos, empresário que começou a oferecer o serviço há menos de um ano, em Brasília.

De olho nos benefícios do cicloturismo, a Ilha de Fernando de Noronha (PE) planeja compartilhar 105 bicicletas públicas, das quais 3 para deficientes visuais e duas para deficientes físicos. Com 30 espaços sinalizados para realização de trilhas, compartilhados entre ciclistas e pedestres, com placas indicativas em inglês e português.

Anúncio

Os novos roteiros feitos em duas rodas refletem o aumento do uso deste meio de transporte pelo Brasil e ao mesmo tempo beneficiam o turismo.

O Ministério do Turismo repassou mais de R$ 24,5 milhões nos últimos 10 anos aos municípios brasileiros para a construção de ciclovias. O país é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas.

 
Fonte: MTur