POR LUIZ BELLINI
O mercado de eventos no Brasil é amplo, apaixonante e dinâmico. É possível encontrar iniciativas em todas as regiões do país, desde ações locais até grandes feiras de negócios nacionais e internacionais.
As feiras de negócio são excelentes oportunidades para as empresas se conectarem com seus clientes, fornecedores, parceiros e demais profissionais do setor. Ajudam a promover produtos, serviços e marcas, além de oferecer oportunidades para estabelecer novos contatos comerciais.
De acordo com estudos realizados por associações e entidades setoriais de promotoras de feiras, como a UBRAFE, em 2019, ou seja, antes da Pandemia, o mercado de feiras e eventos no Brasil movimentou entre 40 e 50 bilhões de reais, dos quais 20% foram investimentos diretos.
Se ampliarmos o alcance para o que gira em torno dos eventos, como gastronomia, hotelaria e turismo em geral, o montante total de movimentação pode chegar a 300 bilhões de reais.
Embora seja difícil confirmar o total de empresas que atuam neste setor no País, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), estima-se um volume de 15 mil companhias, que geram de 600 mil a 1 milhão de empregos diretos e indiretos. Em 2022 os eventos da RX Brasil geraram mais de 60 mil empregos, representando cerca de 10% dos empregos do setor em todo o Brasil.
Além de empregos, muitos negócios
No ano passado mais de 2400 empresas foram expositoras nos 8 eventos organizados entre os meses de abril e novembro no País.
Uma feira por mês com satisfação média de 88% e probabilidade de participação na edição seguinte de 80% – índices que comprovam a qualidade e o mais alto padrão de eficiência operacional da companhia.
Por isso que 2022 ficará marcado na história como o ano da retomada. Afinal, todos nós, profissionais do setor de feiras e promotores de eventos, estávamos com saudade da pujança dos corredores dos pavilhões após 2 anos sem grandes atividades.
O volume potencial de negócios que as feiras da RX Brasil geraram no ano passado foi de R$ 14 bilhões a R$ 20 bilhões, concentrados principalmente na Fenatran com R$ 9,5 bilhões.
Foram mais de 900 mil visitantes, sendo a Bienal Internacional do Livro de São Paulo a maior representante deste volume, com 660 mil fãs de livros.
As soluções digitais são aliadas dos eventos
O setor de eventos aprendeu que a tecnologia deve ser tratada como parceira e impulsionadora de negócios e engajamento, quebrando um paradigma que vigorou até o início de 2020, que entendia o mundo digital como ameaça ao mundo físico.
A RX Brasil engajou mais de 11 milhões de seguidores nas plataformas digitais e redes sociais das suas feiras, criando 55 milhões de conexões entre os mundos físico e digital.
Isso foi possível pelo aumento do investimento em novas tecnologias e gestão de dados nos anos de 2020 e 2021, melhorando e criando produtos focados na jornada dos visitantes para impulsionar a geração de negócios para os expositores.
Assim, é possível entender que no mundo pós 2021 as feiras devem: (1) possibilitar o ágil credenciamento antecipado à visitação, (2) potencializar a conexão prévia entre visitantes e expositores por meio de recomendações, (3) gerar leads de forma inteligente e qualitativa durante a feira, (4) aumentar o número de reuniões de negócios e (5) oferecer aos expositores relatórios em tempo real sobre a visitação nos seus estandes, oportunidades de negócios criadas nas feiras e nas plataformas digitais, assim como a comparação destes resultados com a média do segmento do expositor.
Compromissos mantidos
O ano de 2023 será fácil? Não, pois nenhum ano é. Os desafios sempre existirão, assim como as incertezas da vida e dos negócios.
Por isso que a RX Brasil mantém os compromissos de investir de forma contínua no aperfeiçoamento das suas soluções e dos seus produtos em prol da boa experiência dos visitantes e expositores.
Os eventos impactam a sociedade como um todo e possuem papel primordial para impulsionar a economia do País. Do que depender da RX Brasil, o setor de eventos ajudará a recuperação econômica brasileira.
Portanto, para isso, é importante que os profissionais e as empresas aproveitem ao máximo as oportunidades criadas nas feiras de negócio para se destacar no mercado e crescer.
*Luiz Bellini possui 20 anos de experiência profissional em eventos, marketing, e-commerce e comunicação. Atualmente é Diretor de Portfolio da RX Brasil, responsável pelos setores automotivo, transporte & logística, automação industrial, cultura e segurança.