Anúncio
Início Feiras de Negócios Uruguai marca presença na WTM LA 2025 com novas estratégias de turismo

Uruguai marca presença na WTM LA 2025 com novas estratégias de turismo

O Uruguai se prepara para participar da WTM Latin America 2025, um dos maiores eventos de turismo da região, que será realizado de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte.

O Diretor Nacional de Turismo, Cristian Pos, estará presente e destacará nova gestão turística e a aposta em uma oferta diversificada, com foco em experiências sustentáveis e de qualidade, alinhadas às tendências do setor.

“Somos um destino que combina natureza, cultura, segurança e qualidade de vida. Queremos atrair turistas que busquem produtos de alto valor agregado, como enoturismo, turismo rural, cultural e gastronômico”, afirmou o diretor.

Com um estande de 60 m², 11 coexpositores e uma comitiva composta por Mariella Volpe e Paula Alves, ambas da área de marketing, o Uruguai busca consolidar sua posição como um destino competitivo no cenário internacional.

Anúncio

O Uruguai prorrogou a isenção do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) para turistas, abrangendo serviços essenciais como hospedagem, gastronomia e aluguel de carros.

A medida tem se mostrado um atrativo para viajantes que buscam uma experiência de turismo mais econômica e acessível, e pode ser uma excelente oportunidade para promover o destino entre os seus clientes.

A abordagem do Ministério de Turismo para atrair turistas internacionais envolve diversificação da oferta, promoção digital segmentada e manter a conectividade aérea.

O governo também foca na qualidade dos serviços, visando proporcionar uma experiência acolhedora e memorável para os visitantes.

“Queremos que os turistas se apaixonem pelo país e voltem, seja para investir, viver ou continuar explorando nossa cultura e paisagens”, disse Cristian Pos.

O turismo representa cerca de 6% do PIB do Uruguai, e o país está criando novos fundos para apoiar micro, pequenas e médias empresas do setor, além de manter incentivos fiscais para visitantes.

Em 2024, o Uruguai recebeu 468.027 turistas brasileiros, que se destacaram pelo gasto médio de 593,2 dólares por pessoa, com um gasto diário de 115,4 dólares.

“Nosso objetivo é que o turismo gere empregos e melhore a qualidade de vida dos uruguaios, comprometido com a sustentabilidade ambiental e o respeito pela diversidade e a inclusão, hoje e no futuro”, destaca o diretor.

FOCO NO MERCADO BRASILEIRO E SUAS TENDÊNCIAS

A participação do Uruguai na WTM de 2025 se concentrará no mercado brasileiro, especialmente na região Sudeste, com ênfase em São Paulo, um dos maiores emissores de turistas.

O país também busca expandir sua presença em mercados como Europa e Estados Unidos e continuar estreitando laços com países da região, como Argentina, Chile, Paraguay, Peru e Colômbia.

As tendências incluem ecoturismo, turismo de natureza, enoturismo, e turismo cultural e gastronômico. Além disso, há um crescente mercado de turismo “plateado” (+60) e cruzeiros. 

A transformação digital também é prioridade, com investimentos em soluções baseadas em inteligência artificial para otimizar a gestão e personalizar as experiências dos turistas.

O governo uruguaio, em parceria com instituições de ensino e organizações privadas, está impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. 

A integração regional é vista como crucial para impulsionar o turismo no Uruguai, com o Mercosul facilitando o fluxo de turistas e permitindo viagens que abrangem múltiplos países, beneficiando toda a região.

O foco está em continuar desenvolvendo iniciativas regionais como a Rota Jesuítica e projetos relacionados ao patrimônio da UNESCO, além de fortalecer acordos bilaterais com vizinhos para facilitar o trânsito e criar produtos turísticos conjuntos.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.