Anúncio
Início Feiras de Negócios Viparis e GL events se unem para reduzir as emissões de carbono

Viparis e GL events se unem para reduzir as emissões de carbono

Anúncio

Como parte de uma abordagem para reduzir as emissões de carbono, a Viparis alugará 8.000 m² do Hall 8 de seu centro de convenções e exposições (Paris Nord Villepinte) para a GL events, a fim de armazenar os equipamentos necessários para a montagem dos estandes da feira Première Vision Paris.

O objetivo é evitar o movimento de mais de 500 veículos pesados durante cada uma das duas edições anuais da feira.

Esta colaboração entre duas gigantes francesas do setor de eventos permitirá que a Viparis diversifique os modos de utilização dos seus espaços.

Já para a GL events, a parceria limitará severamente os fluxos de transporte relativos a um dos seus eventos profissionais mais importantes.

Anúncio

O impacto ambiental da realização de um evento depende de duas alavancas: a natureza dos materiais utilizados e seu transporte até o local.

Desde a sua criação em 1973, a Première Vision equipou seus espaços de exposição com materiais 100% modular e reutilizável de uma edição para outra. No entanto, o transporte desses ativos da região de Paris exigia quase 500 viagens de caminhão por edição.

A disponibilização de espaços de armazenamento no Paris Nord Villepinte permitirá, assim, evitar as emissões de CO2 associadas ao transporte, com uma economia total de 82 toneladas de CO2 por ano.

Portanto, além do critério econômico, a Viparis e a GL events desejam com esta ação considerar cada vez mais atenção ao impacto ambiental ocasionado pelas suas atividades.

“É uma verdadeira satisfação ver dois dos maiores players do setor de eventos concordando em benefício do nosso meio ambiente. É uma prova de que é possível trabalhar simultaneamente na eficiência logística e redução do impacto ambiental”, aponta Bruno Desloques, Diretor do Paris Nord Villepinte.

Para Olivier Ferraton, vice-CEO da GL events, estocar alguns dos materiais necessários para as próximas edições do Première Vision Paris é uma excelente notícia para o meio ambiente.

“Limitar o frete é o elo que faltava em nosso setor para fornecer serviços com um impacto de carbono reduzido. Esta é a primeira etapa de uma abordagem que esperamos perpetuar e estender a outros ativos”, explica.

O grupo GL events vem implementando uma abordagem abrangente de responsabilidade social corporativa há mais de 10 anos. Em particular, o grupo está desenvolvendo sua expertise na economia circular, reembalagem e reaproveitamento de ativos para fornecer aos seus clientes serviços com menor impacto ambiental.

Em 2021, o grupo conseguiu desenvolver novas ofertas 100% modulares e reutilizáveis para a construção da SIRHA ou Forum Bois, por exemplo.

Nos locais de eventos administrados pela GL events, esforços significativos foram feitos para atualizar os materiais não reutilizáveis. Durante a SIRHA Lyon, em setembro de 2021, 15 toneladas de alimentos foram distribuídas para o Banco de Alimentos e 88 toneladas de resíduos de móveis reaproveitados.

Como parte de sua estratégia de CSR – intitulada Better Events 2030 -, a Viparis está implantando ações em todas as suas unidades com o objetivo de reduzir seu impacto e oferecer locais e serviços para eventos responsáveis ​​e geradores de valor.

Desta forma a empresa pretende reduzir a sua pegada de carbono em 50% em todos os seus ativos e em 33% no frete até 2030 (em comparação com 2016).

A Viparis garante o funcionamento responsável dos seus venues através da otimização do consumo de energia e recursos. Exemplos são a utilização de energia verde, combate ao consumo desnecessário através de protocolos automatizados e investimentos na renovação energética.

Particularmente comprometida com esta abordagem, o Paris Nord Villepinte estabeleceu para si a meta de se tornar a líder em centros de exposições sustentáveis.

Preocupado com o seu impacto, o local também pretende ser um pulmão verde exemplar: 18.000 m² de telhados verdes, 10 colmeias, caixas de nidificação, hotéis de insetos e 20 hectares de espaços verdes monitorados por um ecologista sem a utilização de nenhum produto fitossanitário.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile