Zoo – 20/03/2023

Anúncio

POR TONICO SENRA

  • A comissão de Relação Exteriores e Defesa Nacional do Senado decidiu chamar o embaixador da Arábia Saudita para ouvi-lo sobre as joias que o regime saudita deu para o ex-presidente Bolsonaro e sua mulher Michelle. O senador Renan Calheiros que vai presidir a comissão, afirmou que vai apresentar o requerimento para fazer o convite.
  • O ministro do STF  Ricardo Lewandowski, que   está de saída da Corte, vai antecipar sua aposentadoria e acaba de deixar a porta aberta do compadrio, que fica ao lado da porta que dá corrupção, ao suspender trechos da Lei das Estatais que dificultavam a indicação de políticos para a direção de empresas estatais e promove o retrocesso na gestão de empresas. Com a decisão liminar, agora elas estão permeáveis a decisões de cunho político.
  • O Tribunal Superior do Trabalho publicou um edital para a compra de 20 cadeiras giratórias, com um custo unitário de R$6.000,00. O valor total estimado no Diário Oficial da União é de R$123.632,00. As cadeiras nesta altura já compradas vão substituir as usadas por ministros nos gabinetes e nas salas das sessões.
  • Os principais bancos divulgaram balanços do quarto trimestre com taxas de inadimplência em alta e fortes aumentos de possíveis calotes, um sinal de cautela com o crédito registrando um nível recorde de endividamento das famílias.
  • O governo vai antecipar o envio da proposta de nova regra fiscal ao Congresso, que elevou o fluxo de capital na B3 e favoreceu os bancos. Para analistas, passada a temporada de balanços, o mercado avalia qual banco vai segurar melhor a inadimplência no cenário atual.
  • Em duas semanas de fevereiro o desmatamento da Amazônia bateu recorde para o mês desde 2015. Sai a turma da moto-serra e entra a turma do workshop. Vejo enaltecerem quando a taxa de desmatamento cai de 80% para 40%, uma tremenda falsidade, porque o desmatamento continua, só que em velocidade menor. Desmatamento tem que ser zero.
  • Após sobreviver à pandemia, as companhias aéreas lutam agora para reduzir ou adiar as dívidas feitas nos últimos três anos, quando a demanda por voos recuou drasticamente. As negociações ocorrem em meio a um ambiente de incertezas, com o real desvalorizado e o preço do combustível de aviação em patamar elevado.
  • Honduras anunciou que promoverá a abertura de relações oficiais com a China, o que levará ao rompimento dos laços tradicionais com Taiwan, considerada uma província rebelde a Pequim. O chanceler Eduardo Reina atribuiu a decisão às necessidades financeiras do país.
  • O Parlamento de Israel deu sua aprovação inicial para a polêmica reforma do Judiciário promovida pelo governo Netanyahu, que prejudicará a independência da Justiça. O plano desencadeou um grande movimento de protesto no País, além de advertências de líderes militares e empresariais e pedidos de moderação por parte dos Estados Unidos.
  • Márcia e Caio Turqueto (presidente da Copa Energia) festejaram em grande estilo com um jantar familiar mais um aniversário de casamento.