3º Fórum Nacional do Varejo reúniu empresários, autoridades e especialistas para debater o futuro do setor no Brasil

Anúncio

O LIDE – Grupo de Líderes Empresarias, presidido por João Doria Jr., reuniu cerca de 300 empresários das maiores empresas varejistas, autoridades e especialistas no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP), no último fim de semana, para o 3º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO. O evento possibilitou a discussão sobre a “Alta performance na cadeia de valor”, com destaque para o futuro do varejo no Brasil.

A solenidade de abertura, no sábado (21/3), contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito; e do Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho. “Estamos reduzindo impostos para estimular a atividade empresarial”, declarou o governador sobre os incentivos da Estado para o setor varejistas. Participaram também Marcos Gouvêa de Souza, do presidente da GS&MD e do LIDE Comércio; Wilson Poit, do presidente da SP NEGÓCIOS; Juan Quirós, presidente da INVESTE SÃO PAULO; e Davi Barioni, presidente da APEX-BRASIL.

O tema “Repensando cenários e perspectivas depois da década do varejo” reuniu no palco Luiza Helena Trajano, presidente do MAGAZINE LUIZA e do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, e Deusmar Queirós, presidente do GRUPO PAGUE MENOS. Este primeiro debate apontou o comércio varejista como um dos principais setores da economia para superar o momento atual do Brasil e lembrou que nenhum setor é imune às grandes crises, mas que são afetados de formas diferentes.

Para Marcos Gouvêa de Souza, uma das maiores virtudes do FÓRUM foi “reunir num só debate três cases genuinamente brasileiros que se tornaram benchmark global”. Um exemplo foi como a POLISHOP criou novas categorias de produtos que se tornaram referência no mercado brasileiro, como as fritadeiras elétricas e os aparelhos grill.

Anúncio

David Richards, sênior managing director da ACCENTURE, mostrou que os varejistas brasileiros devem focar em quatro frentes: reconhecer, lembrar, se relacionar e estimular recomendações. Já o CEO do Grupo Pão de Açúcar, Ronaldo Iabrudi, CEO do GRUPO MARTINS, Walter Faria, presidente da VIGOR, Gilberto Xandó, e o presidente da BOA VISTA SCPC, Dorival Dourado, concluíram que integrar os processos de toda a cadeia de fornecedores, do fabricante até o consumidor final, é fundamental para sobrevivência das grandes redes de varejo.

Para finalizar a noite de sábado, o Prêmio LIDE de Varejo reconheceu a qualidade do trabalho realizado ao longo do ano, em 10 categorias, sendo elas: Atendimento no Varejo, Comunicação Promocional de Varejo, Expansão Varejo Internacional, Franchising no Varejo, Gestão de Marcas Próprias, Gestão de Pessoas no Varejo, Inovação em Formato de Loja, Logística de Varejo, Relacionamento com Fornecedores e Sustentabilidade. Ao final, Alair Martins, fundador do GRUPO MARTINS, recebeu uma homenagem especial pela história do império que construiu durante os anos.