Anúncio
Início ABEOC-SP A Experiência do Visitante

A Experiência do Visitante

POR OSNEI AUGUSTO DOS SANTOS

Caríssimos,

O primeiro quadrimestre de 2022, a despeito do susto com a Ômicron e da tristeza com a guerra na Ucrânia, tem sido uma grata surpresa para os que tinham uma projeção parcimoniosa da retomada dos eventos presenciais.

Os organizadores têm confirmado a realização de seus eventos e foram além, pois as realizações desses projetos adiados por anos têm se mostrado robustas e absolutamente relevantes, com geração de negócios, networking e trocas de conhecimento.

Anúncio

E é neste cenário de celebração do retorno dos eventos presenciais de forma definitiva, que algumas tendências começam a despontar.

Recentemente, estive em um seminário do São Paulo Convention & Visitors Bureau, com a apresentação de grandes profissionais do setor e de novos conceitos sobre diversos assuntos. Um dos temas que mais despertou meu interesse foi exatamente o que deu nome ao seminário: “Economia do Visitante”.

Comentado no seminário sob diferentes aspectos e prismas, as falas de Carlos Costa, Especialista em turismo na Comissão Europeia, definiram de forma resumida a Economia do Visitante como uma visão inovadora do turismo, que sob esse novo olhar, passa a incluir como visitante não somente o turista, vindo de outra parte do mundo, mas também a população local de cada destino.

A partir desta análise, dizia Carlos Costa, podemos entender que os seis milhões e meio de visitantes que desembarcam em nosso país anualmente, podem ser somados aos duzentos e vinte milhões de habitantes de que transitam entre os nossos mais de cinco mil municípios.

Em comum a todos esses visitantes está a busca pela melhor experiência.

Traçando um paralelo com o setor de eventos, temos de um lado, o aumento da percepção do potencial quantitativo de nossa audiência e de outro, a maior expectativa dessa audiência quanto a qualidade do que ela irá experimentar. Um enorme desafio e uma excepcional oportunidade para todos os elos da grande indústria dos eventos.

Voltando às tendências mencionadas acima, todas elas buscam oferecer melhores entregas para o que podemos chamar de “Experiência do Visitante”.

A consolidação dos eventos híbridos oferece com qualidade e capilaridade o conteúdo dos eventos presenciais a uma audiência exponencialmente maior através da internet, por um período que transcende a realização do próprio evento.

E o empenho, criatividade e inovação das produções garantem à audiência presencial, experiências verdadeiramente únicas. Um bom exemplo são os espaços “instagramáveis”, criados para o registro da presença do visitante no evento com fotos para as redes sociais.

As letras caixas criadas pelos organizadores com o nome do evento permanecem um sucesso. Mas a oferta como o local para o melhor registro fotográfico do visitante no evento aumentou, pois os próprios estandes passam a reservar uma de suas faces para servir de plano de fundo para o almejado post nas redes sociais. Sempre com a exposição da marca potencializada e o engajamento garantido.

Assim, a indústria dos eventos permanece inovadora e relevante, gerando empregos, negócios, networking, troca de conhecimento e a melhor experiência para nossos visitantes.

“A criatividade é pensar em coisas novas. A inovação é fazer coisas novas”.

Theodore Levit.

Osnei Augusto dos Santos é Diretor de Relações Institucionais na ABEOC SP e Diretor de Marketing & Vendas no Pro Magno Centro de Eventos

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.