A edição de 2024 da Canal 3 Expo levou mais de 4.500 pessoas ao STATE Innovation Center, em São Paulo (SP), consolidando-se como a maior feira de games antigos do país.
O evento, que encerrou no domingo (3), reuniu 140 estandes focados na cultura dos videogames, especialmente os mais nostálgicos.
Estima-se que o evento tenha gerado cerca de R$ 1 milhão em negócios, promovendo um encontro entre o passado e o futuro da indústria dos videogames.
Distribuídos por todo o espaço, os pontos de venda de produtos relacionados à cultura geek e os locais de troca de artigos de games foram os mais movimentados.
Os campeonatos de The King of Fighters 2002 – Arcade, Street Fighter e Mario Kart, entre outros jogos, também marcaram presença na programação da Canal 3 Expo.
A programação do evento seguiu a premissa do primeiro dia, sábado (2), com atrações de game music e anime music, palestras e exibições ao longo do final de semana.
Entre os palestrantes:
– Nino Megadriver discutiu a preservação de jogos arcade; Marco Lazzeri falou sobre a importância da segunda geração na história dos videogames;
– Rique Sampaio abordou o sonho interrompido dos computadores e games brasileiros nos anos 80 e 90; Erika Caramello tratou da monetização de jogos independentes;
– Fábio Trentas debateu com o público a contínua batalha pela preservação digital dos games.
Encerrando as palestras, Pedro Caxa e Eddy Antonini, da TecToy, apresentaram “Desenvolvendo o Zeenix”.
“Foi incrível palestrar aqui na Canal 3 Expo; a recepção do público foi ótima. Acho que o público da Canal 3 é o que mais abraça a TecToy, pois vivenciou a empresa desde seu início,” comentou Pedro Caxa, head de marketing da TecToy.
“A Canal 3 Expo é um evento muito especial. Encontramos muitas pessoas conhecidas e somos recebidos de forma calorosa,” completou Eddy Antonini, head de produtos da TecToy.
No piso superior, exposições sobre a história dos videogames trouxeram à tona games raros, portáteis e consoles icônicos, proporcionando nostalgia das primeiras gerações de games aos visitantes.
Além disso, a Canal 3 Expo permitiu que os visitantes tivessem contato com consoles clássicos como Pong, Intellivision, Atari, Odyssey, Master System, Nintendinho, Game Boy e até o peculiar Power Glove.
O evento também contou com desenvolvedores de jogos independentes, proporcionando visibilidade a jogos nacionais e a projetos universitários relacionados ao desenvolvimento de games.
O domingo (3) foi especial com a presença de cerca de 150 crianças de projetos sociais, como o Instituto Bibi Bazar e o Projeto Social Gueto. Elas tiveram acesso às atrações e experimentaram o universo dos jogos antigos.
Outra iniciativa do evento foi a meia entrada social, onde os visitantes obtinham desconto mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Bibi Bazar e ao Solidariedade Veja.
“O Canal 3 Expo busca oferecer cultura, diversão e entretenimento de qualidade”, comentou Ricardo Wilmers, um dos organizadores.
“Aqui, não estamos apenas ligando videogames antigos; estamos contando uma história e preservando a memória dos games”, finalizou.
Crédito da imagem: Beatriz Barbosa/ On Board Sports