China mostra na World Winter Sports Expo como está se preparando para as olimpíadas de inverno

Anúncio

Com os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 se aproximando, a comunidade internacional de esportes de inverno expressou confiança crescente em testemunhar jogos seguros e bem-sucedidos.

Esse foi o consenso entre representantes de órgãos de governo, ONGs e empresas comerciais de todo o mundo na última edição da World Winter Sports Expo (WWSE).

O evento de seis dias, que terminou em 7 de setembro, apresentou os mais recentes produtos, tecnologias e serviços de mais de 500 marcas do setor de esportes de inverno no Parque Industrial Shougang, no oeste de Pequim.

A apenas cinco meses da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 4 de fevereiro, os preparativos do anfitrião para os Jogos tiveram destaque na exposição deste ano

Anúncio

“O que já está claro agora é que todos os elementos estão prontos para que a China ofereça uma espetacular Olimpíada de Inverno em Pequim 2022, que mudará o cenário dos esportes de inverno para sempre”, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

Apesar da pandemia de COVID-19 em curso, que forçou os Jogos de Verão de Tóquio a serem adiados por um ano, os organizadores de Pequim 2022 se recusaram a permitir que desafios logísticos minassem sua promessa de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de maneira simplificada, segura e excelente.

Todos os 12 locais de competição dos Jogos foram concluídos e testados em três zonas – centro de Pequim, distrito de Yanqing no noroeste e distrito de Chongli, co-anfitrião de Zhangjiakou.

O trabalho restante em instalações não-competitivas está programado para ser concluído em outubro.

Os organizadores da Pequim 2022 estão agora finalizando os detalhes para sediar a rodada final de 10 eventos-teste, que permitirão que atletas estrangeiros e delegados técnicos participem, de outubro a dezembro.

Beneficiando-se de um programa de transferência de conhecimento iniciado pelo COI, os organizadores dos jogos têm desenvolvido suas próprias contramedidas COVID-19, refletindo sobre os protocolos adotados por seus colegas japoneses durante os Jogos de Verão de Tóquio. 

Espera-se que essas medidas sejam testadas durante os próximos eventos de teste.

“Estou muito feliz em dizer que depois de pouco mais de um ano e meio de um mundo assolado por uma pandemia, o projeto de Pequim 2022 está funcionando e cumpriu todas as expectativas de todas as pessoas envolvidas”, afirmou o vice-presidente do COI, Juan Antonio Samaranch.

A primeira rodada de eventos de teste em instalações de esportes de neve em fevereiro e instalações de esportes no gelo em abril, que só permitiam o acesso a atletas domésticos devido à pandemia, provou ser uma valiosa experiência de aprendizado, acrescentou Samaranch.

“Sabemos que não é o ideal. Mas nos adaptamos. Esses testes nos trouxeram informações sobre o campo de jogo, sobre segurança, tempo e arbitragem, pontuação e contramedidas COVID”, afirmou.

A WWSE foi co-organizada pela Beijing Olympic City Development Association (BODA) e International Data Group (IDG), co-patrocinado pelo Beijing Olympic City Development Promotion Center e IDG World Expo.

A primeira grande exposição da indústria de gelo e neve em todo o mundo teve 20.000 m² de área de exposição e atraiu cerca de 24.000 representantes de instituições profissionais para negócios e 200.000 visitantes para experiência in loco.