O Rio de Janeiro irá receber em Novembro a 4ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. O evento tem como objetivo destacar as principais iniciativas em sustentabilidade ligadas ao setor em cinco categorias: empresas associadas à Braztoa, agências de viagem, meios de hospedagem, parceiros institucionais e parceiros do trade.
O impacto ambiental do projeto, os benefícios socioculturais e econômicos, o incentivo ao turismo sustentável, a viabilidade financeira, a abrangência e a replicabilidade são alguns dos critérios de avaliação.
A iniciativa que obtiver o maior destaque entre as cinco primeiras colocadas receberá também o prêmio Top Sustentabilidade. As inscrições estão abertas no site da Braztoa até 2 de Outubro.
Além do apoio ao Braztoa, o Ministério do Turismo realiza outras ações para promover o desenvolvimento sustentável para o setor, como a divulgação de boas práticas e políticas públicas voltadas à sustentabilidade, atuando junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na construção e revisão de regras de sustentabilidade associadas ao turismo.
O Ministério também está mobilizado junto às entidades do Conselho Nacional de Turismo (CNT) para incentivar a adesão ao Código Mundial de Ética no Turismo da Organização Mundial do Turismo.
Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o MTur desenvolve iniciativas para estimular o turista e a cadeia produtiva a adotarem atitudes de consumo e produção responsável. O guia Passaporte Verde é uma das ações voltadas para o viajante com dicas de como se comportar e como privilegiar ações de sustentabilidade.
Fonte: MTur