Anúncio
Início Noticias A-Z Focado no setor de energia elétrica, SENDI 2018 será realizado em Fortaleza

Focado no setor de energia elétrica, SENDI 2018 será realizado em Fortaleza

Anúncio

Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), realizado a cada dois anos, acontece pela primeira vez em Fortaleza. O evento é o maior fórum de discussões do setor elétrico brasileiro e tem como intuito promover a troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica, fomentando ideias para o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados. O Seminário acontece de 20 a 23 de novembro, no pavilhão oeste do Centro de Eventos do Ceará, e está sendo organizado pela Enel Distribuição Ceará e promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

O Sendi vai ocupar uma área superior a 13 mil metros quadrados, tornando-se o maior evento já realizado no local. O espaço oferecerá uma área de ampla circulação aos participantes integrada à ExpoSendi, onde estarão instalados os estandes, além de 14 salas onde vão acontecer os painéis e as palestras.

“Projetamos este seminário com o calor do Ceará, transformando o evento em uma experiência única. Mudamos o conceito de salas em espaços confinados, comumente usados, para um ambiente aberto e integrado à Exposendi, com a utilização de uma Arena Silenciosa, por meio de tradução simultânea e rádio receptores. Esperamos que o evento traga para Fortaleza novas oportunidades, mais eficiência, mais segurança e também crescimento para o estado.”, destaca o coordenador geral do SENDI 2018, Osvaldo Ferrer.

Programação

Anúncio

Em seu calendário, as atividades do evento se iniciam no dia 20 de novembro, tendo como destaque a apresentação de Marcelo Cortes Neri, economista e diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A palestra acontece às 18h30, durante a abertura do Seminário.

O público também poderá contar com um ciclo de palestras com foco nas novas tendências do mercado internacional de tecnologia e do setor elétrico, a partir das exigências, cada vez mais comuns, entre consumidores de todo o mundo. Ao todo, serão quatro momentos, trazendo mais de dez palestrantes renomados dentro e fora do país.

Na quarta-feira (21), às 08h30, Carlo Pereira, secretário-executivo do Pacto Global da ONU no Brasil realiza palestra e vai mediar a discussão sobre “Como o Setor Elétrico pode atender as novas as exigências dos clientes quanto à sustentabilidade em um mundo cada vez mais conectado”. Além dele, debatem a temática Márcio Pontual (assessor da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS), Nicola Cotugno (Country Manager da Enel Brasil), André Dorf (presidente da CPFL Energia), Antonio Sérgio de Souza Guetter (presidente da Copel Distribuição) e Michel Nunes Iktes (diretor-presidente de distribuição da EDP Brasil).

A gestão regulatória será o mote para a palestra de André Pepitone (diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica), na quarta (21), às 10h45. A mesa tem como tema “Tendências de adequação do setor elétrico as novas exigências dos consumidores e como a Europa e America Latina se adéquam as mudanças regulatórias”. Também participam como debatedores Nelson Leite (presidente da ABRADEE), Alejandro Sruoga (Secretário de Coordenação da Política Energética do Ministério de Energia da Argentina) e Alberto Biancardi (Comissário da Autoridade Regulatória para Energia da Itália).

Já na quinta (22), o SENDI terá dois painéis que abordam tendências do setor. Às 08h30, a digitalização e o cliente são focos da mesa “Como o consumidor digital está transformando o mercado e quais as tecnologias permitirão o setor elétrico ajustar-se ao novo contexto”. À frente do painel vai estar Guga Stocco, CEO da GRID1 com mais de vinte anos de experiência na criação de negócios digitais e transformação digital. Também participam Robert Denda (Chefe Global de Tecnologia de Rede da ENEL), Marcel Pacano (Gerente Sênior de Estratégia e Inovação da TOTVS) e Cyro Vicente Boccuzzi (presidente da ECOEE).

Encerrando as palestras do evento, na quinta (22), às 10h45, será discutido “O futuro da mobilidade e a revolução elétrica: mudanças na mobilidade urbana e seus impactos”. Para debater a temática, participam Lucas di Grassi (piloto, CEO da Roborace e embaixador da ONU para assuntos relacionados ao meio ambiente), Dalício Guiguer Filho (diretor de programas de produtos globais da GM), Flávio Presezniak (gerente assuntos Governamentais da Nissan) e Simone Tripepi (Responsável pela Enel X na América do Sul). As palestras têm mediação de Antônio Sérgio de Souza Guetter (CEO da Copel).

Além dos painéis, o SENDI possui uma programação diversificada, com destaque para os trabalhos técnicos. A edição cearense contará com a apresentação de 274 trabalhos durante o evento. Os selecionados abordam temas relacionados às áreas técnicas, comerciais, institucionais e de inovação com intuito de promover a troca de experiências entre empresas distribuidoras de energia elétrica. A maior quantidade de trabalhos inscritos foi na área de inovação, com o tema “Novos Modelos de Negócios e Tecnologia”.

Antes mesmo da programação oficial começar, o SENDI terá dois pré-eventos importantes, focados em soluções para clientes e disseminação de práticas inovadoras. O primeiro deles é o Hackathon. O termo que resulta da combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). De domingo (18), as 8h até segunda (19), às 20h, empreendedores, visionários e apaixonados por tecnologia e inovação participam de uma maratona de programação para desenvolver soluções voltadas ao sistema elétrico. O hackathon é uma grande oportunidade de valorizar talentos e gerar propostas inovadoras e vem se tornando uma dinâmica de inovação aberta cada vez mais utilizada pelas empresas e aplicada em várias áreas do conhecimento.

Já no Rodeio Nacional de Eletricistas, ao invés de tentar permanecer em cima de um boi, os participantes buscam promover a segurança do trabalho e a inovação, disseminando práticas seguras e inovadoras a todas as concessionárias do Brasil. A disputa acontece de terça (20) a sexta (23) e coloca em prática a experiência diária de eletricistas de distribuidoras de todo o país de maneira emocionante e divertida. As equipes demonstram a realização da tarefa com destreza, habilidade e controle total das normas de segurança e apresentação de práticas do sistema

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile