Famosos por serem considerados “cidadãos do mundo”, a geração Z é o foco do maior festival de tecnologia e sustentabilidade do país, que este ano fará sua segunda edição. O Greenk Tech Show, cujo nome vem da junção das palavras geek (apaixonados por tecnologia) com green (verde/meio ambiente), promete reunir diversas atrações do universo nerd: tecnologia, games, youtubers, cosplays, entre outras, todas vinculadas à sustentabilidade à conscientização do descarte correto de e-lixo.
Segundo relatório da ONU, o Brasil é o segundo maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o sétimo maior do mundo, gerando mais de 1,5 mil toneladas por ano, e recolhe apenas 3% do que produz.
O principal objetivo do festival é a conscientização do descarte correto do e-lixo, das chamadas linha verde e marrom. Para isso, foi criado o Movimento Greenk, do qual todos podem fazer parte, bastando descartar o e-lixo da forma adequada. Em sua primeira edição, o festival arrecadou 2,7 toneladas de lixos eletrônicos, um recorde nacional. Para este ano, a meta é de 10 toneladas, que se for atingida será recorde mundial.
Os materiais arrecadados serão coletados por empresas credenciadas pela Green Eletron, Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletrônicos e pela Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação (Abrin). Depois da triagem, o e-lixo em condição de recondicionamento será enviado aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que integram o Programa e a Política de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
“Nosso foco é a Geração Z, por serem nativos digitais, e a única geração em que a principal mídia é a internet. Quando abraçam uma causa, promovem em suas redes sociais se unindo com outros interessados, criando uma corrente e nossa ideia é atingir o maior número de pessoas engajadas que fará toda diferença”, declara Fernando Perfeito, CEO do Greenk Tech Show.
O Movimento Greenk já começou com o 1º Torneio Intercolegial Greenk, uma competição inédita em benefício do meio ambiente e do descarte correto do lixo eletrônico, que vai envolver mais de 100 mil alunos de escolas públicas e privadas, em três categorias: Captação de e-lixo, Projetos de Tecnologia e Torneio de e-Sports.
A programação do festival promete engajar e divertir todas as gerações, como campeonatos profissionais com a presença de times, show matches do Torneio Intercolegial Greenk e campeonatos multiplataformas.
O evento ainda vai contar com a Drone Zone by MiranteLab – plataforma de experimentação formada por representantes da cultura maker, na qual o público poderá passar pela experiência de pilotar um drone, acompanhar uma corrida com pilotos profissionais e até aprender a montar o seu próprio drone, em workshops.
Já a Arena Geek contará com apresentações dos principais influenciadores digitais. Na Arena do Conhecimento e Inovação, por sua vez, os visitantes vão poder assistir a palestras e apresentações de empresários e empreendedores de destaque na nova economia, que vão falar sobre sustentabilidade, startups e incentivo ao ensino da ciência e da tecnologia e as profissões do futuro.
Movimento Greenk
O evento tem data para acabar, mas o movimento continua. Uma ação integralmente patrocinada pelo Principado de Mônaco vai promover a instalação de 15 postos de coleta, sendo 14 em parques municipais e um na sede da Prefeitura de São Paulo.
Os computadores recondicionados, atestados e em condições de uso serão destinados a projetos de inclusão digital em escolas públicas. Os demais materiais sem condições de recondicionamento serão descartados de forma ambientalmente correta, conforme a PNRS e normas de logística reversa e empresas homologadas pela GreenEletron.
Serviço:
Data: 25 a 27 de maio
Horário: 10h ‘as 20h
Local: Anhembi
Site: http://www.greenk.com.br
OBS: Matéria realizada por Aline Marinho para a edição 44 da Radar Magazine (www.radarmagazine.com.br), uma publicação do Grupo Radar & TV, que também edita o Portal Radar.