IFEMA MADRID fecha 2022 com um recorde histórico de faturamento

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O presidente da Comissão Executiva da IFEMA Madrid, José Vicente de los Mozos, apresentou no final de março os resultados econômicos e de atividade da IFEMA Madrid durante o ano de 2022.

Apesar de sua complexidade, foi um ano excepcional que representou o melhor da sua história para a IFEMA Madrid, graças ao impulso e restabelecimento da sua atividade.

A organizadora e gestora de centros de convenções espanhola fechou com um volume de negócios total de 187,7 milhões de euros, o mais elevado de sua história, e um EBITDA de 20,4 milhões.

A decisão adotada pela IFEMA Madrid de manter o seu calendário de feiras completo, apesar da variante Ómicron no início de 2022, face a outras feiras da Europa e do mundo, que mantiveram a sua atividade paralisada até ao segundo ou terceiro trimestre do ano, foi o fator decisivo para a obtenção de um balanço tão excepcional.

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Nesse sentido, se tomarmos como referência 2021, ano em que a instituição também fez um esforço significativo para manter algumas das principais feiras do seu calendário, como foi o caso da FITUR, os resultados para 2022 são ainda mais marcantes, disparando o aumento da receita em até 90,3%.

Em termos de atividade, o esforço organizativo para recuperar o calendário de feiras resultou na realização de um total de 105 feiras e congressos, dos quais 28 foram também realizados em formato digital através da plataforma LIVE Connect.

Foram realizados ainda cerca de 400 eventos e convenções e 21 eventos de lazer e festivais de música.

Uma atividade que contou com a presença de 21.360 empresas e 3,7 milhões de visitantes, confirmando o efeito impulsionador da realização da FITUR em plena pandemia e o apelo aos setores econômicos para o regresso à normalidade.

Em 2022 realizaram-se quase todas as feiras próprias previstas no calendário, algumas com resultados superiores aos estimados, como é o caso da Fruit Attraction que, junto da FITUR, estão na linha da frente na geração de receitas.

Da mesma forma, e apesar das circunstâncias, durante 2022 foram criados novos projetos de feiras como:

– Global Mobility Call, o grande congresso com exposição apoiado pelo Governo da Espanha, bem como pela Comunidade e pela Câmara Municipal de Madrid, que visa liderar o processo de transformação para a mobilidade sustentável;

– Helixa Summit, focado em investigar as oportunidades do metaverso para o crescimento do setor empresarial;

– Accountex Spain, novo evento especializado na digitalização dos processos administrativos e contábeis de consultorias, escritórios de advocacia e PMEs.

PLANO ESTRATÉGICO, FATOR CHAVE DE RECUPERAÇÃO

O sucesso da implementação do Plano Estratégico desenhado pela IFEMA Madrid em 2022, centrado em três eixos como a diversificação, internacionalização e digitalização, tem sido fundamental no processo de recuperação da atividade, bem como no projeto de transformação da empresa.

Em 2022 houve um crescimento na Área de Lazer e Eventos B2C em que a IFEMA Madrid planeja diversificar ainda mais.

Uma nova linha de atividade que vem para cumprir o duplo objetivo de acrescentar valor ao negócio com novas formas de rendimento, bem como rentabilizar a utilização de seus espaços de eventos, principalmente em épocas de baixa atividade.

Neste contexto, atingiu-se em 2022 o total de 21 grandes eventos de lazer entre espetáculos, musicais, festivais, concertos e exposições, que conseguiram atrair 1,1 milhões de visitantes.

PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E EXPANSÃO

Em 2022, apesar da situação geral, também foi fundamental o avanço nos projetos de internacionalização contemplados no Plano Estratégico da IFEMA Madrid.

Nesse campo, as ações foram diversificadas em três linhas de atuação. Por um lado, a atração de grandes eventos internacionais, como foi o caso da World Dog Show, a maior competição mundial para criadores de cães, onde participaram mais de 55.000 pessoas e 16.500 exemplares da raça.

Nesta área, a IFEMA Madrid também liderou a volta presencial dos principais congressos internacionais, com 10 eventos, muitos deles na área médico-científica.

A estratégia internacional também está focada em atrair o interesse de empresas estrangeiras e visitantes internacionais para suas feiras, para as quais são organizados programas de compradores dos países-alvo e é lançada a rede de delegações da IFEMA Madrid no exterior.

Nesse sentido, os resultados de 2022 apontam para dados de participação internacional que se situam nos 17% de expositores internacionais e 11% de visitantes estrangeiros.

Como terceira linha de atuação, a nível internacional, encontram-se os projetos de expansão, quer na criação de feiras em colaboração com operadores locais, quer na consultoria estratégica para a criação e gestão de feiras.

O exercício de 2022 também incluiu o arranque do Madrid Turismo by IFEMA Madrid, um novo projeto promovido pela Comunidade de Madrid e pela Câmara Municipal de Madrid para a concepção e execução de um plano destinado a promover e fortalecer a posição turística internacional de Madrid, em destinos de longo curso com uma estratégia de colaboração público-privada destinada a atrair turistas de alto consumo e de longa permanência.

Essa estratégia tem como alvo os mercados dos Estados Unidos e Canadá, Japão, República da Coreia, China e Sudeste Asiático, América Latina e Oriente Médio.

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade, sem dúvida, posicionou-se como um objetivo transversal a toda a atividade da IFEMA Madrid, tendo alcançado alguns marcos importantes ao longo destes anos, e que em 2022 renderam os seguintes dados:

– O índice de emissões de CO2, escopo 1 e 2, foi reduzido em 90% nos últimos 6 anos;

– 83% dos resíduos gerados pela atividade da feira são reciclados, sendo que nos últimos 5 anos o consumo de gás natural foi reduzido em 42%, eletricidade em 33% e consumo de água em 40%.

O bom andamento da atividade durante o último ano, aliado aos projetos estratégicos e de transformação que estão sendo implementados, marcaram os orçamentos da IFEMA Madrid para 2023.

As previsões econômicas apontam para um faturamento total de 185,2 milhões, mantendo os níveis de faturamento e rentabilidade do exercício anterior.

Estas expectativas são especialmente valiosas se considerarmos que em 2023 não se realizará nenhum grande evento singular, como foi a COP 25 em 2019, ou a Assembleia da NATO em 2022, e que é também um exercício que concentra um número significativamente menor de feiras bienais.

Em termos de atividade, espera-se atingir a cifra de 109 feiras e congressos ao longo do ano, 4 chamadas ao exterior, 31 eventos de lazer e musicais e mais de 445 eventos e convenções.