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In-cosmetics Latin America comemora sua edição 2018

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A in-cosmetics Latin America, dedicada exclusivamente a matérias-primas para a indústria de beleza e cuidados pessoais, acaba de realizar sua quinta edição no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira mostrou, mais uma vez, por que é considerada a principal referência do setor na região, oferecendo a formuladores, químicos e profissionais de marketing e P&D uma visão estratégica 360° que vai das principais tendências e inovações em matérias-primas ao entendimento de como criar e oferecer o novo para diferentes mercados e perfis de consumo.

A soma de exposições, palestras e atualizações técnicas atraíram 4.844 participantes, sendo 4.011 visitantes únicos e um total de 54% de novos participantes. Uma edição histórica marcada pelos números e, principalmente, pela consolidação de um ecossistema único. O formulador que participou da in-cosmetics Latin America 2018 conheceu e testou ingredientes inovadores, teve acesso aos maiores nomes da indústria, aprendeu sobre regulamentação, novos comportamentos e diferenças regionais e entendeu como traduzir esses insights em oportunidades reais de negócios.

“A validação acontece quando empresas como a SARFAM e a Gattefossé escolhem a in-cosmetics Latin America para um lançamento global. Isso significa que o planejamento estratégico passa pela feira como um ambiente perfeito para apresentação de suas próximas apostas”, explica o diretor da feira, Daniel Zanetti.

Amanda Pimentel, gerente de negócios da Gattefossé para as Américas Central e do Sul, relata esta importância. “É a única feira que participamos efetivamente no Brasil. Somos um cliente fiel desde a primeira edição e esta foi a nossa melhor experiência, com muitas reuniões e clientes de fora. Também foi uma oportunidade de relacionamento com a América Latina, onde temos atuação bem forte”, explica.

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Opinião compartilhada por Maria Antonia Salerno, CEO da SARFAM, que considera o evento como fundamental para o mercado de beleza e cuidados pessoais. “A in-cosmetics Latin America é a feira ideal para o nosso segmento”, declara.

Perfil de público

Essa confiança encontra respaldo no público extremamente qualificado, que concentra quem trabalha com o desenvolvimento de produtos de beleza e cuidados pessoais e busca inspiração para novas formulações. Outro cuidado é atrair empresas e visitantes de diferentes regiões do Brasil e países da América Latina.

Do total de visitantes, 25% vieram de fora do eixo Rio – São Paulo, representando Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas, entre outros estados. Número maior que o registrado em 2017, que foi de 15%. Em relação aos estrangeiros, 7% vieram de países como Argentina, Colômbia, México, Equador e Estados Unidos. Em grande maioria, influenciadores e tomadores de decisão.

Expositores

Cerca de 80% dos 15 maiores fabricantes globais marcaram presença, compondo um quadro com mais de 150 marcas de 22 países. Nomes como Clariant, DSM, Ashland, Cargill, Silab, Symrise, Givaudan, Chemyunion, Merck, Lonza, DuPont e Beraca. Esta edição contou, ainda, com mais de 27 novos expositores da China, Malásia, Índia, Coreia do Sul e vários países europeus.

A Tovani Benzaquen estreou na in-cosmetics Latin America depois de uma joint venture com uma empresa tradicional na área de personal care. “Conseguimos concentrar em um só lugar a visita de formuladores de todo o Brasil e de outros países, o que seria inviável de outra maneira. Foi muito importante e voltaremos no ano que vem com um estande maior”, disse a gerente comercial Mariana Brandão. Já a Skinlab representou os terceiristas. “Foi uma surpresa positiva para os visitantes. Muitas marcas não fazem o processo de ponta a ponta, principalmente em termos de produção. Então, houve bastante interesse”, completou Sônia Mendes, da área de vendas.

Novidades 2018

O brasileiro Cleber Barros, pesquisador e professor em cosmetologia, foi anunciado como consultor oficial para a América Latina, ajudando a formatar conteúdos e atrações ainda mais próximas do mercado local. Além disso, a organização preparou um mix de experiências sensoriais.

No Spotlight On, foram reunidas as matérias-primas mais interessantes do momento nas áreas de cuidados com os cabelos, anti-envelhecimento e formulações aplicadas em um produto final. Empresas como Ajinomoto, Angus, IFF – Lucas Meyer e NIKKOL Group participaram.

Para Sérgio Gonçalves, diretor de marketing da Chemyunion, o novo espaço está em sinergia com o momento da empresa. “Acreditamos fortemente na nossa tag que é ‘inspirando inovação’. Parte disso é correr riscos, acreditar, e isso inclui parceiros também. O resultado foi uma oportunidade incrível de visibilidade comercial. Deu tudo certo!”, avalia.

A Innovation Zone trouxe nada menos que 28 dos ingredientes mais recentes e impactantes, com demonstrações ao vivo ao longo do evento. Espaço para nomes de peso como Ashland, Clariant, DSM, Sensient, Kobo, entre outras.

Uma área chamada Regulations & Testing Zone também foi criada para tirar dúvidas sobre as complexidades da regulamentação do setor. Pela primeira vez, o Conselho das Indústrias Cosméticas, Artigos de Higiene Pessoal e Limpeza Doméstica da América Latina (CASIC), apresentou uma conferência sobre este assunto dentro da feira.

Inovação e cenário positivo

Nas premiações deste ano, a Givaudan foi destaque no Innovation Zone Awards com o tivo anti-ageing PrimalHyal Ultrafiller e a Chemyunion ficou em primeiro lugar no Spotlight On com o Make Up Eraser que segue a tendência On-the-go. De acordo com João Carlos Basílio, presidente da ABIHPEC, o setor é o segundo do Brasil que mais investe em inovação. A cada dois anos, cerca de 30% do faturamento vêm de novos lançamentos, o que significa uma renovação de 100% do portfólio a cada seis anos. O executivo adiantou, ainda, a perspectiva de crescimento de 8,1% em perfumaria, 5,4% em cuidados com a pele e 4,3% em mercado masculino.

Drive de conhecimento

Palestras, conferências, workshops, apresentações gratuitas, muitas apresentadas simultaneamente. Foram dezenas de horas de conteúdo educacional de alto impacto. A programação contou, novamente, com o suporte de inteligência da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), do Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC) e das principais agências de monitoramento de mercado do mundo, como Factor-Kline, Euromonitor e Mintel.

A Mintel, inclusive, trouxe para o Brasil seu especialista global de cuidados com o cabelo, Andrew McDougall. Ele palestrou sobre como as tendências de cuidados com a pele podem impulsionar o desenvolvimento de produtos para o couro cabeludo. Apenas um exemplo de como as áreas Marketing Trends e Technical Seminars levantaram temas atuais e importantes para o desenvolvimento de profissionais e da indústria.

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