Seis dias, 18 palcos, mais de 1.100 palestrantes, um público de 41.442 pessoas. Esse foram os números da 5ª edição do Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina.
O evento povoou a Cidade das Artes na última semana com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas.
O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – foi o tema norteador desta edição.
“Estamos muito felizes pelo que aconteceu aqui. O que foi falado nestes dias reforça nosso olhar da humanidade como centro de tudo”, disse Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C.
“Fala-se muito em tecnologia para inovar, mas a verdade é que é possível inovar sem tecnologia, mas nunca sem criatividade”, completou.
Uma característica marcante desta edição foi o otimismo dos participantes com o momento de retomada cultural do Brasil, palpável nos painéis, encontros e conversas, bem como nas mais de mil reuniões de negócios que envolveram 550 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 30 países.
“O Rio2C tem esse olhar muito forte para a criatividade como indústria, e seu impacto na geração de emprego e renda”, afirmou Lazarini.
“A pujança do evento é um reflexo da esperança e do otimismo que o mercado está projetando para o que está vindo por aí. Acreditamos que existe um caminho próspero à frente, e que muitas oportunidades estão se abrindo”, completou.
Além de grandes temas, a edição deste ano trouxe para os palcos grandes nomes da música como: Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Lyor Cohen, Ludmilla, Seu Jorge, Dilsinho e Ivete Sangalo.
Do audiovisual estiveram presentes Fernando Meirelles, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Jantje Friese e Baran bo Odar.
Já do universo digital vieram nomes como os streamers PlayHard e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla.
Do universo esportivo Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer e Bob Burnquist.
Nomes do jornalismo (como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi e Poliana Abritta) e da moda, design, arquitetura e artes (como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum) também marcaram presença.
Como de praxe, o evento promoveu ainda o encontro do mercado com o poder público, que esteve presente com representantes do:
– Ministério da Cultura, da Ancine, da RioFilme, da Spcine, das Secretarias Estaduais de Cultura e Indústria Criativa, e Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, além das Secretarias Municipais de Cultura do Rio, de São Paulo e de Salvador.
A edição deste ano também ficou marcada pelos desdobramentos de encontros iniciados na Cidade das Artes.
“A construção do Rio2C sempre foi coletiva, aberta a parcerias. Nosso objetivo era ser um catalisador, criar ondas que se espalhassem para além dos nossos muros. Neste ano vimos isso de fato acontecer”, disse o CEO do evento.
O trabalho do Rio2C para transformar a cidade que o sedia na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município.
Segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou mais de R$ 315 milhões na edição deste ano.
Entre as novidades deste ano, um palco dedicado aos jogos eletrônicos (Game+, em parceria com a Player1), outro para a moda, arquitetura, arte e design (Arts&Crafts) e três summits inéditos:
– Cultura digital (com a Play9);
– Esportes (com o NWB/SBF);
– Mercado de capitais, com foco em criptoativos e ativos verdes (com a Forbes);
Após quatro dias voltados principalmente aos profissionais das indústrias criativas, o fim de semana de encerramento deu espaço à Festivalia.
O festival misturou shows de novos artistas (no PitchingShow) e apresentações de ídolos dos games com oficinas, masterclasses e bate-papos com executivos e empreendedores das indústrias criativas, oferecendo um contato direto e instrutivo para os jovens que almejam fazer parte deste mercado.
Diversas delegações internacionais estiveram presentes no evento, incluindo:
– Câmaras de Comércio dos EUA e do Canadá; os consulados da França, Suiça, Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Chile, Argentina, Colômbia, China, Canadá, EUA;
– Instituto de Promoción de Inversiones y Exportaciones (Uruguai);
– Producers Alliance for Cinema and Television (Reino Unido);
– Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal; o Audiovisual Producers (Finlândia);
– Agência Argentina de Inversiones y Comercio Internacional;
– Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
“Estamos em um momento de inflexão e temos de nos voltar cada vez mais para o nosso diferencial enquanto espécie: nada mais humano do que a arte, a cultura, a criatividade”, finalizou Lazarini.