A 13º edição do ESFE (Encontro do Setor de Feiras e Eventos) reuniu, em São Paulo, especialistas e empresários, que acreditam numa nova realidade para o mercado de feiras e eventos. Mesmo com o atual cenário do país e os cortes de gastos, o setor nunca parou, justamente pela eficiência e a certeza de uma retomada econômica.
Entre os pontos discutidos no primeiro painel, do ESFE, está o reflexo do calendário de feiras e eventos na geração de novos negócios. Já que estamos abordando um mercado promissor que alimenta uma grande cadeia econômica, tendo o setor de turismo de negócios extremamente atrelado a este desenvolvimento. O fato é que não são apenas os participantes dos eventos que são beneficiados, mas a cidade como um todo. Um dia de feira gera um aumento no uso de transportes coletivos e na prestação de serviços como, por exemplo, na rede hoteleira e restaurantes. O que desencadeia na geração de novos empregos, beneficiando vários setores.
E este pensamento foi compartilhado entre os participantes do debate Pensar Global, Agir Local. Entre eles: Nick Dugdale-Moore – gerente de Desenvolvimento de Negócios da UFI, Arthur Repsold – CEO da GL events Brasil, Juan Pablo de Vera – presidente do Conselho de Administração da UBRAFE e VP Sênior América Latina da Reed Exhibitions, Paulo Ventura – diretor Superintendente do Expo Center Norte, Fernando Horta – diretor Geral da CCN – Convention Center Network, Marco Basso – presidente da Informa Exhibitions Brazil e Paulo Octavio Pereira de Almeida – VP Executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Já o segundo painel, “M.I.C.E. – na Mosca”, contou com participação de Toni Sando – presidente Executivo do Visite São Paulo|UNEDESTINOS, Santiago González – diretor Regional para América Latina e Caribe da ICCA, Milagros Ochoa – diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Celio Ashcar Jr. – sócio-diretor da AktuellMix e Chairman da AMPRO, Fabio Rossi – diretor Executivo da Flytour Eventos, Rodrigo Cordeiro – diretor de Organização de Congressos da MCI Brasil, e Ricardo Riello – gerente Jurídico da Federação Nacional de Hotéis e Restaurantes. Neste debate, os especialistas reforçaram a importância da união dos organizadores de eventos. E afirmaram a necessidade do setor entender o seu valor e aprender a conduzir as propostas e concorrências desleais. Ou seja, é preciso saber falar não para os clientes que exploram e impõem como vão conduzir o serviço prestado. Além disso, os membros deste painel enfatizaram que o organizador é quem deve conduzir suas condições de trabalho. Outro assunto de destaque foi o poder do Live Marketing e a importância de alinhar a digitalização a favor das campanhas de incentivo.
Outra consideração dos especialistas sobre a relevância do mercado de eventos, considerado uma importante ferramenta de comunicação para a geração e promoção de novas experiências para as pessoas. Isto porque o setor de feiras, juntamente, com o Live Marketing está em ascensão e propiciando relacionamentos, fidelização e ativações de marcas. Ou seja, é por meio do face to face que os negócios são realizados.
Mais que realizar um evento, o ESFE tem como premissa compartilhar conteúdo e gerar novos negócios, entre as marcas participantes. E uma das ações que gerou bastante interação foram os Showscases, que, este ano, contou com a apresentação de profissionais renomados do setor de Live Marketing, feiras e eventos como: Celso Santi – diretor da Programassom, Amadeu Ferreira – diretor da Engeve, Daiane Lima – diretora da Facilitydoc, Getúlio Tamada – diretor da Hotma, Cris Ayrosa – fundadora da Ayrosa & CO., Gisele Abrahão – CEO GVA, Diana Pomar – diretora do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil, Igor Tobias – diretor de eventos corporativos da MCI Brasil e Roberto de Ávila Miranda, diretor da URM (Universidade Roberto Miranda). Com mais de 4h de duração, os especialistas abordaram temas peculiares como processos, planejamento, tendências, tecnologia, mão de obra especializada, além de assuntos abordados em prol do mercado de M.I.C.E (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições).
Com curadoria do especialista Oracio Kuradomi, diretor presidente da Empresários Brasil – especializada em reunir marcas para geração de networking e novos negócios, a Rodada de Negócios teve um grande destaque no evento. Com mais de 40 participantes, entre buyers, gestores de compras de promotores de feiras e eventos, agências de Live Marketing e clientes finais, a ação foi uma oportunidade para conhecer e gerar novas parcerias entre as marcas atuantes no setor.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados e a interação entre os players do mercado, durante o ESFE. E uma das inovações, desta edição, foi o palco principal com uma estrutura de 360°. Sem dúvidas algo inédito, que permitiu uma aproximação maior com público, durante os painéis de debate e o cerimonial de homenagem”, declara Otavio Neto – CEO do Grupo Radar & TV e idealizador do ESFE.
De acordo com o executivo, 2018 será um ano ainda mais promissor para o setor. “O Brasil é um país consolidado com eventos com mais de cinco décadas de vida, sem falar do amplo e diversificado calendário”, finaliza.
Nesta edição, o evento tem Cota Platina do Expo Center Norte e da Levy. Já a CNC, GL Events, Hotma, Programasom e Tech House são os patrocinadores Prata. Na relação de Apoiadores estão: BEM Bacana, Caruso Lounge, EverBlock, Francal Feiras, Reed Exhibitions Alcantara Machado, Sofitel Guarujá Jequitimar e Vult Cosmética. Além delas, o ESFE está com o Apoio Institucional da ABEOC/ SP, ABRACE, AMPRO, México, UFI (The Global Association of the Exhibition Industry) e Visite São Paulo. E os Fornecedores Oficiais são: a Aresta Visual, Engeve, Facilitydoc, Inylbra, Just Eventos, G.A.M.E. Ambulâncias, Plug Locação, Prime, Promoled, Rubens Decorações, Shift e Tau Joy. Parceiros de Mídia: CARAS, IstoÉ Dinheiro, Rádio Bandeirantes, Rádio Band News e M&E.