A Feira de Vidro

Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil
Anúncio

O vidro sempre terá uma boa estética e funcionalidade, proporcionando conforto, elegância e sofisticação.

Para você que ganha a vida trabalhando com este espetacular material, e quer saber mais sobre as novidades do setor, vem aí a Glass South América.

Para saber mais sobre o evento e as novidades do setor, conversamos com a Diretora-Geral da NürnbergMesse, Ligia Amorim

Radar – Como avalia o cenário atual do mercado vidreiro no Brasil? É um bom momento para o setor?

Anúncio

O mercado vidreiro brasileiro encontra-se bem posicionado. Segundo o Panorama 2013 da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), a cadeia produtiva está crescendo e se tornando cada vez mais robusta. Entre as razões para esse crescimento, destaca-se que mais de 70% dos vidros consumidos no País são automotivos ou com valor agregado de processamento e, em apenas três anos, quase dobrou o consumo de laminados sendo que, estes e outros fatores geraram um faturamento de mais de R$4 bilhões/ ano para a indústria de transformação.

Radar – Na sua visão qual a importância da Glass para o setor e para as empresas?

A Glass South America, evento bienal organizado pela NürnbergMesse Brasil, é a principal plataforma de negócios e tendências do setor vidreiro na América Latina. Este ano, o evento está na 11ª e será realizado entre os dias 21 e 24 de maio, no Transamérica Expo Center (SP).

O evento é reconhecido como a principal plataforma de negócios na América Latina e a 2º feira de maior importância no cenário internacional. Assim como a Glasstec – Alemanha, Vitrum – Itália e Glass Built América – USA, reúne as principais marcas do setor e é uma das únicas onde o visitante tem a oportunidade de visualizar máquinas em funcionamento.

Ainda, a Glass South America conta com uma parceria exclusiva com a Abravidro e receberá as principais marcas de cada segmento do mercado vidreiro. Estamos, portanto, em sintonia com os principais players desse setor e oferecemos a eles e aos profissionais uma plataforma de negócios que reunirá as principais tendências e novidades do Brasil e da América Latina.

Radar – Quais as novidades para este ano?

Seguindo sua missão de criar experiências, conectar pessoas e compartilhar conhecimento, a Glass South America, apresenta uma grade completa de conteúdo, – que proporciona uma rara oportunidade de atualização profissional aos visitantes e congressistas que participarão do evento.

Uma das novidades é a estreia do 1º Summit Glass. Desenvolvido para apresentar diferentes ideias sobre o uso do vidro, o evento proporcionará a designers, engenheiros e arquitetos uma nova visão sobre as principais tendências do setor.

Neste ano de Copa do Mundo, as principais tecnologias e tendências para esse mercado também serão apresentadas na 3ª edição do Glass Performance Days (GPD), um fórum independente dedicado ao desenvolvimento da indústria global de vidros. Organizado em parceria com a Glaston Finlândia, responsável pelo conteúdo a ser apresentado, o GPD oferece conteúdo inovador por meio de importantes e consagrados palestrantes do segmento.

Esta  edição terá como macrotemas: Eficiência na produção no processamento de vidros de segurança; Qualidade e testes; Novos desenvolvimentos técnicos; Estudos de caso de projetos; Design arquitetônico. Entre outras novidades, o fórum abordará o estudo de caso sobre a Arena Corinthians, construída em São Paulo para a Copa do Mundo, que recebeu vidros com tecnologia especial.

A Solar Glass Expo também tem seu lugar reservado durante essa edição. A conferência com abordagem sustentável reunirá importantes empresas para debaterem sobre eficiência energética e sobre o mercado fotovoltaico.

Radar – Principais destaques e inovações tecnológicas esperadas para este ano.

Pela primeira vez na Glass South America, a israelense Gauzy –  fornecedora-líder em projetos de vidro de cristal líquido e na instalação de filmes laminados LC em diferentes aplicações, tais como eletrodomésticos, arquitetura, construção civil, indústria automotiva e muitos outros segmentos – mostrará ao mercado latino-americano sua tecnologia de controle inovador que permite lidar com vidro como nunca antes. O Dim Glass possui várias fases de transparência, possibilitando a criação de cortinas de vidro, a inserção de células solares transparentes em janelas de vidro e alcance de várias inovações relacionadas com vidro nas indústrias automotiva e de aviação.

Radar – Quantos expositores estarão na Glass South America e que setores da cadeia vidreira representam? Houve aumento com relação ao ano anterior?

Nesta edição, mais de 200 marcas apresentarão os principais destaques e lançamentos para o setor vidreiro. A Glass South America, como principal plataforma de negócios deste segmento, reflete o bom momento do mercado, nossa estimativa é de 15% de aumento da área total de exposição e 21% de novos expositores.

Radar – Desses segmentos, quais podem ser considerados os mais aquecidos? Quais terão presença mais expressiva na mostra?

Um dos destaques é o segmento de tecnologia, que no evento será representado pelos principais players do setor de máquinas, além do tamanho recorde do Pavilhão Italiano, que nesta edição terá cerca de 1.200m² de exposição.

Radar – Quais acredita serem os segmentos mais promissores e com maior potencial dentro do ramo vidreiro?

Além do segmento de tecnologia, citado anteriormente, design também se mostra como um novo player. A indústria Vivix, localizada no município de Goiana (PE), é um exemplo desse bom desempenho. A empresa iniciou sua operação em novembro de 2013 e conta com uma área construída de 90 mil m2. Terá como principais clientes as indústrias da construção civil e moveleira, sendo a única fábrica de vidros planos 100% nacional. A Vivix prevê gerar cerca de 500 empregos diretos e 1.500 empregos indiretos, produzindo vidros planos incolores e coloridos, laminados e espelhos.
Sua planta, resultado do investimento de R$ 1,04 bilhão, utilizará tecnologia pioneira para fabricação de vidros planos.

Radar – Qual será o foco principal do evento?

Proporcionar um espaço estratégico para networking, troca de experiências e geração de negócios aos importantes players desse mercado, que buscam soluções e novas aplicações do vidro.

Radar – Quantos visitantes são esperados para a Glass South America 2014? Qual o perfil desse público?

Acompanhando o crescimento do mercado, a 11ª edição da Glass South America espera receber cerca de 12.000 profissionais qualificados do setor.

A Glass reúne os principais vidraceiros e profissionais das mais diversas indústrias, como construção civil, arquitetura, automotiva e moveleira.

Radar – Qual a relevância e os principais benefícios que uma empresa brasileira do setor vidreiro pode obter ao participar da Glass como expositora? E como visitante?

A cada edição do evento, a NürnbergMesse Brasil realiza uma avaliação junto aos expositores. Segundo a pesquisa, aplicada em 2012, 88% dos expositores estão satisfeitos ou extremamente satisfeitos com a organização geral da Glass South America; 92% concordam que o evento possui um alto índice de importância na estratégia de marketing de suas empresas; 91% afirmam que participar do evento contribui para a geração de novos negócios.

A qualificação dos visitantes também foi bem avaliada pelos expositores, já que cerca de 81% estão satisfeitos ou extremamente satisfeitos com a qualificação.

Em relação aos visitantes, pode-se destacar que a Glass South America é o evento bienal mais importante do setor vidreiro na América Latina, com foco em tecnologia e design para as indústrias da construção civil, arquitetura, moveleira e automotiva.  Considerado o ponto de encontro dos profissionais que buscam as últimas tecnologias e tendências mundiais em vidros, essa plataforma de negócios reúne as mais recentes novidades em aplicações de vidro, máquinas, equipamentos e acessórios. E para facilitar a localização de produtos, nesta edição o evento estará segmentado em Glass Tecnologia e Glass Design.