Na última sexta-feira (3) fomos surpreendidos que Fernando Lummertz nos deixou. E não teria melhor local para falar sobre ele do que aqui, no blog, ao invés de simplesmente noticiar seu passamento com uma nota de pesar.
Afinal, Fernando ajudou a construir o setor de feiras do Brasil nas últimas três décadas com suas ideias, pensamentos e estudos. Por mais irônico que possa parecer, foi a pandemia que nos “aproximou”.
Sempre atencioso, nunca se privou de dividir comigo suas ideias sobre este período, seja com conversas informais ou através de valiosas participações com textos e lives. E como foi atuante. Lutou, junto com PO, para a Expo Retomada e depois espalhou o evento por outras cidades do Brasil.
A Expo Retomada foi apenas uma de suas inúmeras ações que desenvolveu ao longo de sua trajetória, que ainda incluem dois livros e uma infinidade de palestras e treinamentos para desenvolver as feiras de negócios no Brasil. Como ouvir o termo “cauda longa” no nosso setor e não se lembrar de Fernando Lummertz?
O setor é formado por inúmeros profissionais, de diferentes competências e áreas. Mas pensadores, como é Fernando, são raros e de extrema importância para seguirmos sempre evoluindo.
Passada a pandemia o contato, é verdade, foi diminuindo. O que é uma pena. Mas sempre que, a cada dois meses, eu aparecia pedindo uma coluna para a Radar Magazine, a gentileza seguia a mesma. Era como se tivéssemos nos falado no dia anterior. A última mensagem que trocamos era de sua nova empreitada, a abertura de uma pousada no litoral de São Paulo.
Infelizmente não teremos novos textos ou conversas, mas suas ideias já estarão conosco para sempre. Como ele mesmo diria: “Um bom abraço”.
ACOMPANHE ABAIXO ALGUMAS DE SUAS IDEIAS