Credores

Anúncio

Apresentada pela primeira vez em 2009, Credores, de August Strindberg conta a chegada de um desconhecido chamado Adolfo (Andre Garolli) em um hotel de veraneio abala o equilíbrio delicado da relação do casal Tekla (Simone Boer) e Gustavo (Bruno Barchesi).

O encontro evidencia marcas do passo que nunca cicatrizaram. “Essa é uma peça que se aprofunda nos dilemas entre os personagens, que expõem seus conflitos, questão longe de se resolver nos tempos contemporâneos”, diz o diretor Eduardo Tolentino de Araújo.

O espetáculo mexe com a ideia de “o inferno são os outros”, uma questão do filósofo francês Jean-Paul Sartre que se fundamenta no reconhecimento da relação com outro. O visual da montagem ganhou um ar escultural com a composição da luz e o corpo dos atores.

Sempre atual

Anúncio

Credores foi escrito em 1888. Apesar do tempo, a história dialoga bem com a época contemporânea, característica que comprova o lado visionário do dramaturgo sueco.

O autor tem peças montadas constantemente no Brasil e no mundo.

Outra característica importante da obra do dramaturgo é a misoginia, ou seja, o desprezo ao sexo feminino. Uma das explicações atribuídas para essa particularidade foi o fracasso do seu primeiro casamento.

“Strindberg é pai do teatro moderno, presenciou momentos importantes como o nascimento da psicanálise de Sigmund Freud, a teoria da relatividade com  Albert Einstein,  o mundo passava por intensas mudanças.

Ele é um autor que sabe tocar em sentimentos profundos da alma”, conta Tolentino.

 

Puro jazz

Uma “jam session” de jazz existencialista é uma metáfora perfeita para os conflitos conjugais de Credores. A encenação de Tolentino já foi encenada em diversos espaços, sempre com um frescor, evidenciando uma nova camada da trama, característica que aproxima o teatro das notas musicais desse gênero americano.

 

Serviço

Credores de August Strindberg

Temporada: dias 14, 15 e 16 de março

Sexta e Sábado, às 21h, e Domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 20,00 / R$ 10,00 meia

Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – República

Tel: 11. 3256.9463