CVC divulga crescimento no 1º trimestre de 2015

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A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. (BM&FBOVESPA: CVCB3), maior operadora de turismo das Américas, comunica aos seus acionistas e aos demais participantes do mercado os seus principais indicadores operacionais (não auditados) referentes ao primeiro trimestre de 2015 (1T15).

Destaques do Período

Crescimento de 11,3% nas reservas confirmadas e 15,8% nas reservas embarcadas em comparação com o 1T14

No primeiro trimestre de 2015, as reservas confirmadas cresceram 11,3% em relação ao mesmo período de 2014, totalizando R$ 1.268,7 milhões. O crescimento foi registrado também individualmente por cada um dos três diferentes canais de vendas da operadora: vendas pelas lojas franqueadas (lojas exclusivas), pelos agentes independentes e pelo canal online, conforme apresentado abaixo:

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Definições:
a) Reservas Confirmadas: vendas realizadas pela Companhia no período, líquidas de descontos e cancelamentos;
b) Crescimento das vendas das mesmas lojas: variação das vendas das lojas exclusivas abertas a mais de 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior;
c) Quantidade de lojas exclusivas: número de lojas ativas no final do período indicado.

Em períodos recentes, o crescimento das reservas confirmadas resultou principalmente do aumento de preços (fornecedores ajustando preços de acordo com inflação de custos), com menor proporção do crescimento do volume de passageiros. Dado o cenário econômico brasileiro mais desafiador, obsrvamos várias promoções realizadas pelos fornecedores no 1T15 (tanto de companhias aéreas quanto de hotéis), o que ocasionou uma redução de preços de aproximadamente 7% e um forte crescimento do volume de passageiros de aproximadamente 20%.  É importante enfatizar que em ambos os cenários (aumento ou queda de preços) a CVC foi capaz de crescer a taxas de duplo dígito sem impacto nas margens.

As vendas das mesmas lojas aumentaram 6,4% no 1T15, em linha com a inflação acumulada nos últimos 12 meses. Em 2014 ultrapassamos nossa meta anual em 20 lojas, atingindo 120 aberturas líquidas em 2014, sendo 63 no 4T14. Como resultado, o ritmo de abertura de lojas diminuiu recentemente, com 5 novas lojas abertas no 1T15, atingindo 919 lojas exclusivas em março de 2015. Esperamos acelerar a quantidade de aberturas daqui em diante, uma vez que mantemos nossa meta de abertura de 100 lojas em 2015.

Após apresentarem queda em 2014, as reservas confirmadas do canal agentes independentes apresentaram recuperação no 1T15, com crescimento de 8,5% em relação ao 1T14. Este resultado está relacionado à criação de um time dedicado a este canal e também a maior proporção do segmento doméstico no canal de agentes independentes.

As reservas confirmadas do canal online cresceram 17,5% no 1T15, apresentando recuperação após a implementação da nova versão da plataforma em outubro de 2014. O consumidor do canal online demonstrou maior sensibilidade a preços do que os consumidores de outros canais, o preço médio do canal apresentou redução de 16,3% (efeito de mix de produtos), enquanto a quantidade de passageiros aumentou 40,4% no período.

Reservas Embarcadas (Embarques)

As reservas embarcadas aumentaram 15,8% no 1T15 em comparação ao 1T14, atingindo R$ 1.507,7 milhões, sendo que o forte crescimento foi oriundo de várias iniciativas de marketing e vendas, bem como do efeito da postergação das férias de julho (durante a Copa do Mundo da FIFA) para dezembro de 2014 e janeiro de 2015.