Festival piloto da Irlanda reuniu 3.500 pessoas e testou também práticas para eventos sustentáveis

Anúncio

Dublin, na Irlanda, foi palco neste último final de semana de um festival piloto de música como parte dos esforços do governo do País para testar o retorno seguro de grandes eventos.

O primeiro festival de música da Irlanda em quase 16 meses teve capacidade para 3.500 pessoas e foi organizado pela IMMA no Royal Hospital Kilmainham Dublin, em conjunto com a MCD Productions e com o apoio do Departamento de Turismo, Cultura e Esportes do País.

Os participantes se dividiram em “cercadinhos” de até seis pessoas e foram realizados testes de antígeno antes da entrada ser liberada.

O show foi o quarto de uma série de eventos-teste promovidos pelo governo irlandês e contou com apresentações de bandas locais como Wyvern Lingo, Sharon Shannon, Wild Youth e Lyra.

Anúncio

Mas além de representar uma testagem para mostrar que os eventos podem acontecer de forma segura, o festival serviu como campo de pesquisa para implementar, medir e reportar um conjunto de medidas que vão explorar como os eventos podem ser executados de forma mais sustentável.

o Departamento de Meio Ambiente, Clima e Comunicações (DECC) contratou a Native Events (empresa de soluções para eventos sustentáveis), para aplicar medidas como:

  • Um sistema de copos reutilizáveis ​​que permitiu que os participantes do evento apreciem suas bebidas em copos rígidos feitos de polipropileno de qualidade, um plástico rígido extremamente durável. Essa medida foi definida para economizar uma média de 15.000 copos plásticos descartáveis ​​de aterros ou incineração. 

Nesta ação os participantes do evento compravam suas bebidas como de costume e devolviam os copos em estações indicadas. Copos novos e limpos estavam prontos para o próximo cliente.

  • A infraestrutura da Native Events foi composta por estações de reciclagem em todo o local do evento, adequadas às necessidades de cada área. As áreas incluíram bares e vendedores, arena principal, entradas e fundos para a equipe de produção. As estações de reciclagem irão segregar e coletar lixo geral, reciclagem misturada a seco e compostáveis. As áreas dos funcionários também coletarão vidro e papelão.  Com isso a empresa busca garantir que os resíduos sejam descartados na lixeira apropriada para reduzir significativamente o nível de lixo geral.
  • Uma instalação solar fora da rede normal, com uma bateria de 10,2 kWh alimentada por um array solar de 1500w, fornecerá eletricidade para uma das áreas de produção da equipe durante todo o evento.

Os participantes e a equipe do evento foram incentivados a chegar de forma sustentável ao local utilizando de bicicleta, ônibus ou serviços de trem.

Em linha com a Diretiva de Plástico de Uso Único, os seguintes itens de uso único estiveram proibidos do evento:

– Canudos de plástico

– Agitadores de plástico

– Sachês de condimentos descartáveis

– Recipientes de poliestireno descartáveis ​​para alimentos e bebidas

– Xícaras de café não compostáveis

– Copos plásticos de uso único

“Estou muito satisfeita que este evento piloto inclua uma iniciativa ambiental que irá reduzir o impacto do festival no meio ambiente. É vital construir sustentabilidade em todos os aspectos da nossa sociedade no pós-pandemia e o Governo está empenhado em apoiar isso”, finalizou Catherine Martin, Ministra do Turismo, Cultura, Artes, Esporte e Mídia.