Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 30 de março, a diretoria da FIMMA Brasil 2017, capitaneada pelo seu presidente, Rogério Francio, e pelo presidente da MOVERGS, Volnei Benini, divulgou o balanço parcial da feira, que está acontecendo em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Aproximadamente 12 mil pessoas já passaram pelo evento em seus dois primeiros dias, e a expectativa é que, até amanhã, no encerramento, se supere a projeção estimada pela organização de 25 mil visitantes.
Outro dado relevante apresentado foi o de 1,2 mil rodadas de negócios concretizadas pelo Projeto Comprador – 50% a mais do que a quantidade realizada na edição de 2015. A ação estratégica trouxe para o Brasil 50 compradores internacionais de países como: Estados Unidos, México, Panamá, Chile, Colômbia, Peru, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Uruguai, Bolívia e África do Sul. “Isso representa US$ 3,3 milhões em negócios efetivados só na feira”, informou Francio.
Para definir os participantes, a FIMMA prospectou 440 compradores até chegar ao número citado. Entre os critérios que definiram os escolhidos estavam representatividade, segmento de trabalho e aceitação junto às empresas. “Ainda há a previsão de mais US$ 20 milhões nos próximos 12 meses, a partir dos encontros e contatos promovidos aqui”.
O presidente também destacou que dos 360 expositores e das 500 marcas presentes, 30% são empresas que nunca tinham expostos na feira. “Esse dado demonstra que os novos expositores acreditaram no potencial do nosso evento e na retomada da economia nacional”, validou, e completou: “Crise e oportunidade andam juntas, mas sempre preferimos navegar nas ondas da oportunidade”.
Frente ao entusiasmo e positivismo demonstrado pelos participantes desta edição e pelos profissionais ligados a cadeia moveleira, Francio acredita que a FIMMA Brasil passa a ser uma alavanca de melhoria nos negócios do mercado interno brasileiro. “Ela está sendo o ânimo para os moveleiros que, nos últimos dois anos, vêm sofrendo tanto”.
O executivo aproveitou a ocasião para revelar uma meta ousada, mas, segundo ele, possível: até o final do evento, renovar 40% dos espaços para a próxima edição. “As pessoas acreditam que daqui dois anos, a economia nacional estará em um momento muito mais positivo”.
Para Francio, a FIMMA Brasil 2017 está sendo caracterizada pela disseminação de informações e conhecimentos sobre temas atuais, tecnologias, inovação, novos produtos ligados ao setor e também pelos bons resultados comerciais. “É uma satisfação perceber a quantidade de empresários – desde os micro e pequenos, até os grandes – focados em melhorar a qualidade de suas empresas”.
Durante o encontro, o presidente da MOVERGS, Volnei Benini, contou que o Centro Gestor de Inovação voltará para a sede da entidade em abril. “Estava instalado na Universidade de Caxias do Sul – UCS, mas, frente ao trabalho desenvolvido pela Associação, voltará para nós. Continuaremos trabalhando integrados com a faculdade, mas teremos novamente este importante núcleo de pesquisa e inteligência conosco”.
No final da coletiva de imprensa – que reuniu em torno de 30 jornalistas e formadores de opinião do Brasil, Índia, Canadá, México, Espanha, Itália, Chile e Argentina –, Rogério Francio anunciou a data da próxima edição da FIMMA Brasil, que ocorrerá de 26 a 29 de março de 2019.